Os segredos para ter orquídeas sempre lindas

Elas se adaptam a vários locais, mas exigem cuidados em ambientes internos

Redação FamiliarIdades
As orquídeas representam 10% das plantas com flores no planeta, com mais de 50 mil espécies no globo. Foto: Getty Images.
As orquídeas representam 10% das plantas com flores no planeta, com mais de 50 mil espécies no globo. Foto: Getty Images.

Com diferentes cores e aromas, as orquídeas são ótimas para presentear e colecionar. Elas representam 10% das plantas com flores no planeta, com mais de 50 mil espécies no mundo todo. 

Mas, embora elas se adaptem bem a diferentes locais – é possível encontrá-las em florestas e ambientes mais áridos -, exigem cuidado e atenção quando estão em ambientes residenciais

Cada espécie tem um período de floração e necessidades específicas, como frequência de rega, ventilação e incidência de luz. Em geral, as flores aparecem somente uma vez por ano, mas podem perdurar por até três meses. 

A maioria possui raízes aéreas. Isso significa que elas não dependem quase do solo para se desenvolver e precisam de iluminação para realizar a fotossíntese. Por essa razão, ficam tão bonitas quando fixadas nos caules das árvores. Assim, absorvem nutrientes da poeira mineral, excrementos animais e outros resíduos orgânicos.

Confira os cuidados com as orquídeas:

Iluminação

Orquídeas geralmente precisam de bastante luz indireta. A luz direta pode queimar as folhas. As cortinas são bons filtros de luz. 

Rega

A frequência de rega depende do tipo de orquídea e das condições de cultivo. Em geral, é melhor regar quando o substrato estiver quase seco. Evite encharcar, pois o acúmulo de água pode causar apodrecimento das raízes.

Umidade

Orquídeas preferem um ambiente um pouco úmido. Se o ar estiver muito seco, você pode usar um umidificador. Mas evite molhar as flores. A água deve ser colocada diretamente no substrato.

Temperatura

A maioria das orquídeas prefere temperaturas amenas, entre 18°C e 25°C durante o dia e ligeiramente mais baixas à noite. Evite expor as plantas a correntes de ar frio ou calor excessivo.

Adubação

Orquídeas também precisam de nutrientes. Mas há adubos específicos para esse tipo de planta. Portanto, invista no produto certo e siga as instruções do fabricante.

Poda

Notou alguma folha seca? Então remova, inclusive as que só estiverem danificadas. Isso favorece o crescimento saudável da planta.

Substrato

Use um substrato específico para orquídeas, como casca de pinus ou carvão vegetal. Isso vai garantir uma boa drenagem e preservação da raiz.

Fonte: Repositório Universidade Aberta

Link copiado