Banheiro: confira cinco plantas ideais para esse ambiente

Espécies devem ser resistentes à umidade e pouca luz; veja as dicas

Redação FamiliarIdades
Lindas e elegantes, as orquídeas são perfeitas para o banheiro, pois gostam da umidade e da luz indireta. Foto: Getty Images.
Lindas e elegantes, as orquídeas são perfeitas para o banheiro, pois gostam da umidade e da luz indireta. Foto: Getty Images.

Uma plantinha no banheiro dá uma nova cara para a decoração e deixa o espaço muito mais aconchegante. Um pouco de verde ajuda a purificar o ambiente e vai ampliar a sensação de relaxamento na hora do banho. 

Mas existem espécies certas para este ambiente da casa. Assim, elas devem resistir bem à umidade e gostar bastante de sombra. Da mesma forma, quem tem planta no banheiro também deve manter o espaço aberto para a circulação do ar. 

Confira algumas plantas que se adaptam ao banheiro:

Orquídeas – Lindas e elegantes, as orquídeas são perfeitas para o banheiro, pois gostam da umidade e da luz indireta. Porém, o importante é evitar molhar as flores e regar apenas a terra. Dá para pendurar em janelas, deixar sobre a pia e até mesmo pendurar dentro do box. 

Alocasia –  Possuem folhas grandes e texturizadas, com um formato de seta ou coração e nervuras brancas, vermelhas ou roxas. Gostam da umidade. Então a dica é borrifar água em suas folhas. O solo deve ser rico em matérias orgânica. Se dão bem em ambientes com sombra, mas com incidência de luz natural. 

Calatheas –  Prosperam em ambientes quentes, úmidos e sombreados. Por isso, são ideais para os banheiros. Dão cor e vida ao espaço com suas folhas de padrões únicos. O vaso deve ser preenchido com bastante argila expandida ou pedra brita e, depois, manta, para drenar o solo.

Espada-de-são-jorge – Indicada para ambientes internos e que se adapta bem ao banheiro. Ela não precisa de luz direta. É uma ótima escolha para filtrar o ar, promovendo uma boa produção de oxigênio à noite.

Zamioculca – Um tipo de suculenta resistente que não precisa de muitos cuidados. Essa planta não gosta de luz direta. Mas é importante regar uma vez por semana e adubar de vez em quando. Deixá-la em um vaso grande permitirá que as raízes se desenvolvam melhor.

Link copiado