Já ouviu falar em fogão solar? Ele surgiu como uma alternativa sustentável para reduzir as emissões de carbono. Mas, inicialmente, eram considerados muito lentos. Hoje, os equipamentos ganharam novas versões e conseguem preparar alimentos com mais velocidade e qualidade.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), ao menos 2,6 bilhões de pessoas em todo o mundo preparam suas refeições diárias em fogueiras. Assim, utilizam lenha, resíduos de animais ou carvão.
Então, a organização Solar Cooking Internacional desenvolveu projetos em diversos países para doar fogões solares. Além disso, capacitou pessoas para que pudessem preparar as refeições sem respirar fumaça ou fuligem. O equipamento também contribui para quebrar ciclos da pobreza, melhorar a saúde e impulsionar a economia local.
Como funciona o fogão solar?
O fogão solar absorve os raios ultravioletas e os transforma em infravermelhos. Existem alguns tipos disponíveis no mercado. Os modelos mais comuns são os de caixas espelhadas, parabólicos e de tubo a vácuo.
Na maior parte dos casos, a operação é bem simples e basta direcionar o equipamento para a posição do sol. Alguns modelos prometem ferver a água em apenas 8 minutos.
O cozimento ocorre de forma mais suave, preservando os nutrientes e o sabor dos alimentos. Esse tipo de fogão também é mais seguro, pois não envolve combustíveis inflamáveis. Além disso, funciona independentemente da disponibilidade de eletricidade ou gás.