- Varrer antes de lavar. Retire folhas, sujeira, assim como detritos com uma vassoura. Então, avalie se o local precisa mesmo ser lavado. Reduza o desperdício para economizar água.
- Limitar a área de lavagem. Concentre-se apenas nas áreas que realmente precisam de limpeza.
- Escolher a hora certa. Lave o quintal durante as horas mais frescas do dia. Dessa forma, a água vai demorar mais para evaporar durante a limpeza.
- Usar balde em vez de mangueira. Isso pode reduzir significativamente o desperdício de água. Em áreas menores, é possível usar regadores.
- Reaproveitar a água. Colete a água da chuva em baldes ou recipientes, pois ela poderá ser usada para regar as plantas ou limpar o quintal.
- Instalar dispositivos de economia. Bicos de pulverização com ajuste de fluxo ou reguladores de pressão na mangueira reduzem o consumo.
- Usar esfregão de alta absorção. Dependendo do piso, dá para limpar superfícies mais sujas com esfregões e vassouras inteligentes.
- Calcular a aplicação de produtos. Evite o excesso, porque isso exige menos água para enxaguar. Além disso, aplique de forma direcionada.
- Fazer manutenções periódicas. Verifique se torneiras, ralos e canos estão em ordem. Vazamentos ou entupimentos fazem sujeira e desperdiçam água.
- Criar áreas permeáveis. Jardins, gramados ou pisos drenantes mantêm o solo mais úmido. Consequentemente, você não precisará regar tanto o local.
- Plantar vegetação adequada. Isso reduzirá a necessidade de irrigação. Além disso, algumas plantas ajudam a absorver a água da chuva e reduzem o escoamento superficial.
- Usar cobertura morta. Aplique camadas de casca de árvore, pedras ou palha em torno das plantas. Isso ajuda a reter a umidade do solo.
- Recircular a água. Caso você tenha um sistema de drenagem, considere investir em um de recirculação. Assim, poderá coletar, filtrar e reutilizar.
13 dicas para economizar água no seu quintal
Às vezes, basta pensar bem antes de pegar a mangueira
Redação FamiliarIdades