Como proteger a casa de enchentes e temporais

Veja o que fazer antes, durante e depois da chuva para evitar problemas

Redação FamiliarIdades
Redobre o cuidado durante enchentes e temporais. Foto: Getty Images.
Redobre o cuidado durante enchentes e temporais. Foto: Getty Images.

As fortes chuvas e temporais são fenômenos naturais que podem colocar sua casa em risco. Falta de luz, enchentes, quedas de árvores prejudicando a fiação elétrica e até problemas com eletrodomésticos são situações que não conseguimos evitar. Contudo, dá para reduzir os danos adotando algumas medidas de proteção.

Verificar e fazer a manutenção do telhado previne que a água entre dentro de casa por rachaduras ou algum furo. Caso observe algum problema, tente arrumar com uma fita apropriada. Se não for possível, busque ajuda profissional. 

Calhas sujas, por sua vez, não deixam a água passar. Dessa forma, tornam-se locais propícios para a proliferação de mosquitos, inclusive os da dengue. Além do mais, podem provocar infiltrações na casa. Portanto, retire com frequência a sujeira acumulada. 

Ralos entupidos, além de causar mau cheiro em casa, aumentam a proliferação de bactérias e fungos. Da mesma forma, em caso de chuvas intensas, podem ser uma alavanca para alagamentos, colocando a saúde da família em risco.

No caso das ruas, bueiros e bocas de lobo, quando há acúmulo de sujeira, não há para onde escoar água. Embora a manutenção seja feita pela prefeitura, nós também podemos ajudar. Assim, varra as folhas da calçada e perto do meio-fio caso tenha árvores perto de casa. 

Enchentes

Em caso de enchentes, proteja tudo que pode estragar com a água. Mas, o mais importante: tenha em mente algum lugar para se abrigar se precisar deixar a sua casa. Assim que a água baixar, limpe tudo com produtos desinfetantes. Dessa forma você evita riscos de doenças com a água contaminada vinda da rua. 

Aparelhos eletrônicos

Dentro de casa é preciso ter atenção redobrada para evitar prejuízos. Desligue aparelhos eletrônicos da tomada e procure sempre um lugar seguro para se abrigar. Proteja os animais de estimação, pois eles costumam se assustar com o barulho de raios e trovões. 

Entradas

Mantenha portas e janelas da casa fechadas para evitar que a água entre. No caso de apartamentos, para quem mora nos andares mais altos, vidros e janelas podem sofrer impacto maior com os fortes ventos. Então, fique longe desses locais.  

Link copiado