Parece simples na organização. Os amigos se reúnem, cada um compra uma carne e o churrasco está feito! Mas, na prática, tudo pode ser bem diferente. Quem vai pilotar a churrasqueira tem a missão de servir os cortes no ponto certo. Contudo, isso requer prática, dedicação e conhecimento de algumas técnicas.
Como preparar um churrasco perfeito:
Churrasqueira
Tudo começa com a churrasqueira, que deve ser boa para garantir que a carne fique bem assada. Embora existam modelos com diferentes materiais e para diferentes finalidade, a queridinha em casas ou áreas externas é a de tijolo, porque retém mais a fumaça. Contudo, independentemente do tipo, você precisa acender a brasa com antecedência. Isso ajuda a controlar o fogo e evita que os alimentos queimem.
Carnes
Escolha bons cortes com gordura para que a carne fique macia. Você pode fazer em peças ou em bifes largos. Em peças, o tempo de cozimento é maior. Portanto, deixe inicialmente em uma grelha mais alta e só coloque mais perto do fogo para finalizar a preparação. Nunca coloque direto na churrasqueira carnes geladas ou congeladas.
Temperos
Você pode temperar algumas carnes com antecedência para deixá-las mais saborosas. Por exemplo: frango e coração. Mas, em geral, as carnes vermelhas precisam apenas de sal grosso no momento do preparo. Dessa forma, ficam mais suculentas. Além disso, é mais difícil errar na quantidade.
Utensílios
Tenha boas facas e os utensílios corretos para fazer churrasco. Pinças longas e garfos próprios para as preparações evitam acidentes com o fogo. Já as facas, bem afiadas, garantem cortes perfeitos. Não se esqueça da tábua de madeira e de um pano ou avental.
Acompanhamentos
Aproveite a churrasqueira e faça também acompanhamentos. Legumes são sempre uma boa pedida. Você pode assá-los em pratos antiaderentes próprios para essa finalidade ou nos tradicionais espetinhos. Para um toque a mais, besunte com um pouco de azeite e tempere com pimenta do reino e sal.
Já os queijos e o famoso pão de alho estão entre os prediletos dos amantes de churrasco. Mas cuidado: coloque o pão sempre em grelha alta, com muita atenção para não deixar torrar. Para o queijo, a dica é dispor sobre papel alumínio na grelha. Vire com a faca para não soltá-lo do espeto.
Linguiça
Presença obrigatória. Geralmente os churrasqueiros começam com elas. Para conseguir manter a suculência, a dica é não furar. Ela vai perder o líquido e ficar ressecada.
Tempo de descanso
Não sirva a carne imediatamente depois que retirar do fogo. Espere alguns minutos para que os sucos sejam mantidos na hora do corte, que deve ser feito contra as fibras para facilitar a mastigação.