Carne assada: veja truques para acertar no ponto

A escolha do corte e a temperatura do forno influenciam no resultado

Redação FamiliarIdades
Carne assada: cortes com mais gordura tendem a ficar mais macios. Foto: Getty Images.
Carne assada: cortes com mais gordura tendem a ficar mais macios. Foto: Getty Images.

Já tentou fazer uma carne assada, mas o prato passou do ponto e ficou seco? Dominar as técnicas para conseguir um bom resultado na cozinha passa pelo controle da temperatura do forno e da escolha correta da peça. Com alguns cuidados simples, dá para fazer algo saboroso que vai cair no gosto da família e dos amigos.

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que cortes com mais gordura tendem a ficar mais macios. Por exemplo: costela, picanha e fraldinha. Além disso, a preparação com uma boa marinada e o cuidado de manter a carne úmida no forno também ajudam a dar mais sabor à preparação.

Confira as dicas para fazer a carne assada perfeita:

Corte

Nem toda a carne vai ficar macia, mesmo respeitando o tempo de preparo. Isso porque os cortes com mais gordura também ajudam a manter a umidade. Escolha maminha, alcatra, contra filé ou picanha. Além disso, lombo, pernil e frango. 

Tempero

Seja livre para inovar e adicionar o tempero da sua preferência. O importante é que a marinada tenha um líquido cítrico e um óleo. Depois, você pode adicionar alho, cebola, pimenta, mostarda, ervas, bem como suco de limão ou laranja, vinho ou cerveja, azeite ou outro tipo de óleo. Quanto mais tempo no molho, mais sabor. Então, deixe ali por, no mínimo, duas horas. Só coloque sal antes de levar ao forno.

Forno

Aqui é que mora o segredo. Forre a assadeira com batata ou cebola, por exemplo, para evitar que a carne grude no fundo. Depois, cubra com papel alumínio. Ao colocar a carne no forno, certifique-se de que ela esteja em um refratário adequado. Se desejar, você pode adicionar um pouco de água ou caldo para ajudar a manter a umidade da carne. Então, leve ao forno pré-aquecido a 180ºC.

Ponto certo

O tempo de cozimento depende do tipo e do tamanho da carne. Para saber o ponto exato, a dica é usar um termômetro de cozinha. Para uma carne mal passada, a temperatura deve estar entre 55º e 60°C. Ao ponto, 60º 65°C. Nos 70º ela estará bem passada. Lembre-se de retirar o papel alumínio e deixar um tempo extra no forno para garantir que o corte fique dourado. 

Antes de servir

Tire do forno e deixe a carne descansar por uns cinco minutos. Isso vai garantir que fique mais suculenta. Depois, sirva com os acompanhamentos e bom apetite!

Link copiado