Programação para crianças: habilidades para o futuro

Introduza conceitos básicos e desperte o interesse por tecnologia e lógica

Redação FamiliarIdades
Programação pode ajudar seu filho a adquirir noções de lógica. Foto: Getty Images.
Programação pode ajudar seu filho a adquirir noções de lógica. Foto: Getty Images.

Você já deve ter ouvido falar que o mercado de programação está “muito aquecido”. Mas não é preciso esperar até a fase adulta para mergulhar nesse universo. O professor Heleno Cardoso Filho, mestre em Sistemas e Computação, diz que é possível incentivar o estudo dessa área ainda na infância. “É uma excelente maneira de desenvolver as habilidades cognitivas e estimular o raciocínio lógico.”

Ele sugere que o assunto seja abordado entre as crianças de uma forma lúdica. “Ensine conceitos básicos de lógica e sequência por meio de brincadeiras. Por exemplo: utilize quebra-cabeças, palitos de picolé, tampas de garrafa e blocos de madeira para ensinar uma sequência de instruções, um algoritmo natural, como uma receita de brigadeiro e de bolo”.

Da mesma forma, você pode apresentar temas da programação por meio de jogos eletrônicos ou físicos. Um bom exemplo são os kits de robótica para crianças. Com essa brincadeira, seu filho conseguirá montar robôs que interagem com um smartphone. Além disso, outra boa opção é o site “Hour of Code”, lançado pela ONG “Code.org“. A ideia é introduzir o ensino sobre ciência da computação utilizando tutoriais divertidos.

Veja como inserir a programação no dia a dia do seu filho:

  • Aprendizado lúdico. Programação nada mais é do que um conjunto de regras e etapas lógicas para levar à realização de uma tarefa. Assim, você pode utilizar quebra-cabeças, palitos de picolé, tampas de garrafa, bem como blocos de madeira para ensinar uma sequência de instruções.
  • Jogos físicos e digitais. Hoje em dia, há uma variedade de opções de jogos físicos e digitais que podem ajudar seu filho a aprender noções básicas de programação. Por exemplo: kits de robótica infantis, a plataforma Arduino e o programa ScratchJr.
  • Resultados práticos. Seguindo essas dicas e estudando mais sobre o assunto, seu filho poderá rapidamente criar um ambiente utilizando a chamada Internet das Coisas [interconexão entre objetos do dia a dia], controle de pagamentos por meio de planilhas eletrônicas, análise de dados, bem como a criação de jogos simples.

“O rendimento escolar é beneficiado pela implementação da programação na educação em todas as camadas. A assimilação dos conteúdos com o aprendizado digital tem se mostrado muito satisfatória, fazendo com que, cada vez mais, os alunos tenham bons resultados nas disciplinas curriculares”, diz Cardoso Filho.

Link copiado