Um estudo da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos EUA, identificou que crianças que têm interações positivas – calor, responsividade, bem como ambiente doméstico estimulante – com seus cuidadores na primeira infância apresentam um risco reduzido de desenvolver obesidade infantil. Além disso, essa proteção pode permanecer mesmo em situações adversas, como pobreza ou depressão materna.
Publicado no jornal Pediatrics, o estudo analisou dados de mais de 1.000 mães e seus filhos.
“Descobrimos que uma família e um ambiente de apoio no início da vida de uma criança podem superar alguns dos fatores de risco cumulativos aos quais as crianças poderiam enfrentar”, diz Brandi Rollins, coautora do estudo e professora assistente de pesquisa em saúde biocomportamental na Penn State. “É reconfortante saber que, ao oferecer um ambiente amoroso e seguro, podemos reduzir o risco de as crianças desenvolverem obesidade.”
Os pesquisadores destacaram ainda que o ambiente familiar influencia não apenas o comportamento, mas também o sucesso acadêmico, a carreira e a saúde das crianças.
O que é parentalidade responsiva?
A parentalidade responsiva, também conhecida como criação responsiva, refere-se a um estilo de criação de filhos que envolve atender às necessidades emocionais, sociais e físicas das crianças de forma sensível e adequada. Assim, é uma abordagem que visa criar um ambiente seguro, carinhoso e estimulante para o desenvolvimento saudável do bebê ou da criança.
Veja dicas para uma criação responsiva:
- Sintonia emocional: fique atento às emoções e sentimentos da criança. Mostre empatia e valide suas emoções
- Comunicação aberta: ouça atentamente e responda às perguntas e preocupações dela de maneira honesta e adequada à idade
- Atenção do desenvolvimento: reconheça e respeite o estágio em que a criança se encontra
- Disponibilidade: é preciso estar presente, tanto físico quanto emocionalmente, em momentos importantes
- Estímulo e exploração: crie um ambiente que incentive a aprendizagem da criança, com brinquedos educativos e atividades criativas
- Consistência: estabeleça rotinas previsíveis para oferecer à criança um senso de segurança e estabilidade
- Seja um exemplo: demonstre comportamentos e valores que você gostaria que a criança adotasse
- Estabeleça limites: ao falar das regras da casa e da sociedade, explique a razão de cada uma delas
- Encorajamento e apoio: elogie os esforços e conquistas da criança para que ela desenvolva confiança e autoestima
- Amor e carinho: demonstre afeto de maneira consistente. Abraços, elogios e momentos de conexão são essenciais