Cuidados na infância influenciam futuro desempenho escolar

Estímulos e sensibilidade dos cuidadores fazem muita diferença

Redação FamiliarIdades
A qualidade dos cuidados na primeira infância, incluindo a sensibilidade e a responsividade dos cuidadores, é fundamental para o desenvolvimento social e emocional das crianças. Foto: Getty Images.
A qualidade dos cuidados na primeira infância, incluindo a sensibilidade e a responsividade dos cuidadores, é fundamental para o desenvolvimento social e emocional das crianças. Foto: Getty Images.

Um estudo publicado na revista online Developmental Psychology destaca que crianças que recebem cuidados calorosos e estimulação cognitiva na infância tendem a se sair melhor em disciplinas da área de Exatas no futuro. Isso é especialmente verdadeiro em famílias de baixa renda.

A qualidade dos cuidados na primeira infância é fundamental para o desenvolvimento social e emocional das crianças. Nesse sentido, sensibilidade e responsividade dos cuidadores são pontos-chave.

“Nossos resultados sugerem que a qualidade do cuidado na primeira infância pode construir uma base sólida para uma trajetória de sucesso STEM (abreviação em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática)”, disse o pesquisador Andres S. Bustamante, da Universidade da Califórnia em Irvine, nos Estados Unidos. 

“Investir em creches de qualidade e educação infantil pode ajudar a remediar a sub-representação de populações racial e etnicamente diversas nos campos STEM”, afirma ele.

Diversos estudos destacaram a influência positiva dos cuidados de alta qualidade com crianças pequenas de famílias de baixa renda. Porém, nenhum deles acompanhou o desempenho dessas crianças em disciplinas como ciências, tecnologia, engenharia e matemática ao longo de suas vidas acadêmicas até o ensino médio. 

Estudos acompanhou crianças ao longo da infância

O estudo analisou dados de 979 famílias que participaram do Estudo do Instituto Nacional de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano de Cuidados Infantis e Desenvolvimento Juvenil. A equipe avaliou as crianças desde o nascimento, em 1991 até 2006.

Observadores também visitaram creches e pré-escolas por um longo período de tempo, quando as crianças tinham 6, 15, 24, 36 e 54 meses. 

A avaliação focou nos aspectos do cuidado infantil, como existência de ambiente caloroso e apoio de cuidadores. Com isso, conseguiram entender interesses e emoções da criança. Da mesma forma, os pesquisadores observaram a quantidade de estímulos cognitivos em termos de linguagem, sondando o quanto as crianças compreendiam certos conceitos. 

Posteriormente, os pesquisadores acompanharam o desenvolvimento cognitivo dessas crianças até o ensino médio.

Estímulo e sensibilidade

Os resultados do estudo demonstraram que tanto a estimulação cognitiva quanto a sensibilidade dos cuidadores são importantes para o sucesso posterior na área de exatas.

“Nossa hipótese era que a estimulação cognitiva estaria mais fortemente relacionada aos resultados STEM. Pois esses tipos de interações fornecem a base para exploração e investigação, que são fundamentais no aprendizado STEM”, disse Bustamante. 

“No entanto, o que vimos foi que a sensibilidade e a capacidade de resposta do cuidador eram igualmente preditivas dos resultados STEM posteriores. Isso destaca a importância do desenvolvimento socioemocional e dos ambientes que apoiam as habilidades cognitivas e socioemocionais”, explicou ele.

Essas evidências reforçam a importância de investimentos em cuidados infantis de alta qualidade para promover o desenvolvimento cognitivo e acadêmico das crianças, preparando-as para futuros desafios nas áreas de exatas.

Link copiado