O faz de conta, ou brincadeira imaginativa, é fundamental para o desenvolvimento das crianças, evoluindo à medida que elas crescem. Aos dois anos, os pequenos começam a usar brinquedos realistas para imitar cenas do dia a dia. Aos três, o jogo simbólico dá novo significado aos objetos.
Com o tempo, essas brincadeiras se tornam mais complexas e sociais, envolvendo narrativas e dramatizações. Os benefícios são muitos: desenvolvimento emocional, melhora das habilidades sociais, da criatividade e da linguagem. É uma fase essencial que ajuda na formação integral das crianças.
Veja a seguir os benefícios da brincadeira de faz de conta:
Habilidades emocionais
Pode ajudar no desenvolvimento de habilidades emocionais, como conhecimento e regulação das emoções. Afinal, as crianças precisam praticar o controle emocional quando encenam diferentes papéis.
Habilidades sociais
Ao brincar de faz de conta com os amigos ou familiares, a criança estará desenvolvendo habilidades sociais, como cooperação, assertividade e competência social, incluindo a tomada de turnos e a formação de amizades.
Criatividade
Esse exercício facilita o processo de pensamento criativo. Dessa maneira, ajuda as crianças a desenvolverem suas habilidades de imaginação e inovação. Consequentemente, elas terão mais facilidade para criar soluções de problemas no futuro.
Funções executivas
Evidências recentes sugerem que essa brincadeira melhora o conjunto de habilidades necessárias para exercer atividades no dia a dia, conhecidas como funções executivas. Por exemplo: controle inibitório (capacidade de pensar e agir), flexibilidade cognitiva (capacidade de mudar objetivos) e persistência em tarefas.
Linguagem
A brincadeira simbólica está relacionada ao desenvolvimento da linguagem expressiva e receptiva. Assim, contribui para a melhoria de habilidades como categorização, comparação e organização semântica.
Fonte: Child Mind Institute