O acúmulo de brinquedos em casas com crianças pode ser comum, mas não ideal. A cada aniversário, mais presentes e itens espalhados pelos cômodos. Pelo menos uma vez por ano, separar o que a criança não usa mais e incentivá-la a doar pode ensiná-la a compartilhar e a ser solidária.
Promover a cultura da doação, além de ajudar outras pessoas, fortalece a conexão com a comunidade e auxilia na construção de uma consciência coletiva. Isso é importante porque os brasileiros se mostram cada vez mais dispostos a ajudar, conforme mostra a pesquisa Doação Brasil, do Instituto Para o Desenvolvimento Social (Idis).
Mas como fazer com que a criança se desapegue de um brinquedo, objeto ou roupa que não usa mais? Veja abaixo algumas dicas:
- Estabeleça regras. Você pode fazer um acordo. Por exemplo, a cada presente novo, seu filho deve separar um item que não usa mais para doar;
- Deixe a criança escolher. Explique como a doação pode fazer alguém feliz. Depois, peça para ela indicar o que deseja doar;
- Capriche na embalagem. Faça da doação um momento em família. Limpe os brinquedos e embale para presentear com a ajuda dos filhos;
- Solidariedade. Estimule as doações durante todo o ano, não apenas em ocasiões especiais,
- Exemplo. Se as crianças vão doar brinquedos, escolha itens para doar também e mostre que o ato deve ser praticado por todos da família.
Aos poucos, essa pequena prática de altruísmo fará com que o seu filho desenvolva melhor sentimentos como empatia, generosidade e solidariedade.