As trepadeiras são plantas que transformam o ambiente, sendo muito versáteis. Assim, elas podem ficar em vasos pendurados dentro de casa – no banheiro, na cozinha, no quarto ou na sala – ou trazer um clima romântico a uma parede de destaque. Da mesma maneira, podem criar divisórias naturais em locais amplos e até no escritório.
Uma das vantagens das trepadeiras é a variedade de espécies disponíveis. Com isso, é possível escolher a que melhor se adapta ao ambiente interno que você deseja enfeitar, considerando a quantidade de luz necessária para o desenvolvimento. Porém, seguir as regras de cultivo também faz muita diferença. Além disso, garantir um bom sistema de drenagem.
Para cultivar trepadeiras dentro de casa é essencial escolher um vaso adequado e garantir que a planta receba luz, mesmo que ela não esteja no quintal. Da mesma forma, regas regulares fornecem nutrientes adequados para que ela possa ter um crescimento saudável.
Confira trepadeiras para ambientes internos:
Jiboia – Conhecida como hera-do-diabo, é uma planta resistente e de fácil cultivo. Suas folhas têm um padrão único de manchas, o que deixa a decoração ainda mais bonita. A versão amarela, disponível em muitas floriculturas, tem folhas de uma cor só.
Hera – Uma das plantas mais conhecidas no Brasil. Tem uma folhagem densa que cobre bem as paredes. Além do mais, purifica o ar, absorvendo toxinas e poluentes do ambiente.
Hera-sueca – Com folhas suculentas e brilhantes, esta trepadeira é ideal para áreas internas, mas bem iluminadas. Suas flores amarelas dão um toque de cor ao ambiente.
Jasmim-manga – A jasmim-manga pode ser cultivada dentro de casa, desde que o local seja bem iluminado. Essa planta tem flores brancas ou amarelas e que são perfumadas.
Pingo-de-ouro – Com flores laranja, amarela e branca, essa trepadeira se adapta em qualquer ambiente interno e deixará a casa muito mais colorida!