Inteligência artificial ajuda a melhorar currículo

Ferramenta colabora com a gramática e estrutura do texto, além de dar ideias

Redação FamiliarIdades
A inteligência artificial pode ser um recurso muito útil quando usado com responsabilidade e supervisão. Foto: Getty Images.
A inteligência artificial pode ser um recurso muito útil quando usado com responsabilidade e supervisão. Foto: Getty Images.

A inteligência artificial pode ser uma grande parceria para quem quer montar um bom currículo. As ferramentas contribuem para selecionar as melhores informações, na organização, na correção da ortografia e no conhecimento sobre a vaga. 

A dica mais importante nesse caso é nunca copiar literalmente as informações. Use o ChatGpt, por exemplo, como uma inspiração, uma fonte de informações e dicas para que você possa aprimorar o currículo de acordo com a vaga.

“As ferramentas de inteligência artificial estão à mão para usarmos de um jeito responsável e inteligente. Temos questões de estrutura, erros ortográficos, gramaticais e de redação, que facilmente uma ferramenta de IA pode ajudar a estruturar de um jeito mais fluido e profissional”, disse Rodrigo Cortés, diretor global de Pequenas e Médias Empresas na Botmaker, em entrevista ao Estadão.

Existem inúmeras vagas e muitos candidatos. Então, esta pode ser uma boa solução para quem busca se destacar e conquistar um bom emprego. 

Veja como usar as ferramentas de inteligência artificial:

Início

O primeiro passo é entender a estrutura do currículo. Quais são as informações essenciais e o que deve estar em destaque. Pergunte ao ChatGpt: “quais são as informações necessárias para um currículo”. Depois, escreva os seus dados pessoais em cada um dos campos indicados. 

Estrutura

Coloque essas informações no ChatGpt e peça para que a ferramenta organize e gere o conteúdo do seu currículo. Novamente, pegue as informações e personalize de acordo com os seus conhecimentos. Lembre-se sempre de que essa é apenas uma ajuda. 

Estude a vaga

Cada empresa pede um perfil diferente de profissional. Então, não adianta preparar um único currículo e distribuir em todas elas. É importante personalizar. A inteligência artificial também pode ajudar nisso. Peça para a ferramenta “otimizar o currículo de acordo com a vaga (colar texto)” ou “deixar o currículo mais atraente para a seguinte vaga (colar texto)”.

Habilidades

Uma das partes mais difíceis de colocar no currículo são as nossas habilidades. Escreva suas virtudes e peça para que a ferramenta as organize em categoria de currículo. Isso deixará as informações mais claras e atrativas. 

Português

Entregar um currículo com erros de português já é uma desvantagem na concorrência pela vaga. Este é um ponto importante e que pode interferir na seleção. Mas a inteligência artificial também pode ajudar aqui. Copie e cole o seu currículo e peça para que a ferramenta faça a correção ortográfica e substitua os erros. Sempre solicite a apresentação das alterações, para confirmar a correção. 

Link copiado