Não é o fim do mundo: veja como renegociar suas dívidas

Confira dicas para ficar em dia com as suas contas e pagar o que deve

Redação FamiliarIdades
Feiras e mutirões para pagamento de dívidas são uma saída interessante. Foto: Getty Images.
Feiras e mutirões para pagamento de dívidas são uma saída interessante. Foto: Getty Images.

O orçamento apertou e não deu para quitar todas as dívidas? Existem hoje diversas oportunidades para que você possa negociar e conseguir descontos para pagar a conta que está em aberto. 

Nem sempre é fácil ficar dentro do orçamento. Afinal, imprevistos acontecem. Mas o importante é não deixar o tempo passar e quitar o débito o quanto antes. 

É possível conseguir até 90% de desconto em juros e multas. Para isso, as instituições avaliam o histórico do credor e o tipo da dívida.

Negocie as dívidas

Fale diretamente com a instituição onde o débito está registrado e tente condições melhores para quitar a dívida. Avalie se a parcela cabe no seu bolso. É possível conseguir descontos maiores se o pagamento for feito à vista.

Feirões

As feiras e mutirões para pagamento de dívidas também são uma saída interessante para ficar em dia com as contas. Então, fique de olho no calendário para aproveitar as condições especiais nesse tipo de negociação. Diversas instituições oferecem o serviço.

Priorize

Tem mais de uma dívida? Priorize as que possuem juros maiores, como a dos cartões de crédito e empréstimos pessoais. Fale diretamente com a instituição bancária para resolver a pendência o mais rápido possível.

Organize suas finanças

Antes de iniciar a negociação, consulte o valor da sua dívida. Estipule um teto para o pagamento e organize sua vida financeira para que possa quitar o que está em aberto e não comprometer o pagamento das demais contas do mês. Se for necessário, peça um prazo maior para reduzir o valor das parcelas.

Link copiado