Conheça as flores mais coloridas do Brasil

Somos o quarto país com a maior variedade de orquídeas no mundo

Redação FamiliarIdades
Flores delicadas das orquídeas chamam a atenção pela diversidade de cores e capacidade de adaptação. Foto: Getty Images.
Flores delicadas das orquídeas chamam a atenção pela diversidade de cores e capacidade de adaptação. Foto: Getty Images.

Você sabia que o ipê amarelo é a flor nacional? Em 1961, o então presidente Jânio Quadros declarou o pau-brasil como Árvore Nacional e o ipê-amarelo, a flor que representa o País. 

Mas o Brasil é rico em tantas outras diversas belezas naturais. E as nossas flores chamam atenção em todo o mundo. Orquídeas, primaveras e flores-de-maio, por exemplo, encantam com suas cores e formatos úncios. 

Veja a seguir as flores mais coloridas do Brasil:

Orquídeas

Somos o quarto país com a maior variedade de orquídeas no mundo. E as suas flores delicadas chamam a atenção pela diversidade de cores e capacidade de adaptação. As orquídeas estão entre as preferidas na hora de presentear e podem ser cultivadas dentro e fora de casa. Veja dicas de cultivo aqui.

Ipês

O ipê-amarelo é um símbolo nacional, mas também temos os ipês rosas, roxos e brancos. É uma árvore muito cultivada nas cidades e, na época de florada, dão um show de exuberância atraindo olhares e muitas fotografias.

Flor-de-maio

É nativa da Mata Atlântica. Como o próprio nome diz, floresce em maio. Podem ser laranjas, rosas, vermelhas, brancas e amarelas. Por ser de fácil cultivo, é uma das plantas favoritas de quem quer começar a cuidar das plantinhas em casa. 

Onze-horas

Uma flor curiosa e delicada. Tem o hábito de abrir suas pétalas antes de meio-dia e fechá-las ao escurecer. Elas precisam de muita luz e solo bem drenado. É pequena e também de fácil cultivo. As pétalas podem ser vermelhas, laranjas, salmão, rosas, brancas e amarelas

Primavera

Uma das flores brasileiras mais conhecidas e amplamente utilizadas no paisagismo pela intensidade das cores de suas flores e beleza. Essa planta foi descoberta pelo francês Louis Antoine Bougainville no século 17 e também ficou conhecida por buganvília. As flores são tão delicadas que parecem papel. É utilizada como cerca viva e pode chegar a 5 metros. 

Link copiado