Acalme-se! Cérebro hiperestimulado pode entrar em pane

Pensamentos negativos podem prejudicar a rotina

Redação FamiliarIdades
É possível controlar pensamentos e acalmar o cérebro. Foto: Getty Images.
É possível controlar pensamentos e acalmar o cérebro. Foto: Getty Images.

As preocupações que temos no dia a dia costumam dominar os nossos pensamentos. Isso pode afetar o sono, o desempenho no trabalho e as relações afetivas. Refletir sobre os nossos desafios é importante. Contudo, quando os pensamentos ficam repetitivos e angustiantes no cérebro, temos um problema. 

O cérebro hiperestimulado pode entrar em pane. “Esses pensamentos geralmente surgem de questões que enfrentamos a respeito de nossa responsabilidade, liberdade, sentido, isolamento e até mesmo mortalidade”, disse a psicoterapeuta existencial Sara Kubrick em reportagem publicada pelo Estadão

Mas é possível controlar esses pensamentos e acalmar o cérebro. Confira cinco dicas para conquistar uma mente mais tranquila:

Seus pensamentos são medos?

Se o pensamento fica ressurgindo e tem relação com algo que você está vivendo, então esse problema merece a sua atenção. Mas, se você refletir sobre ele e elaborar um plano de ação, certamente isso trará alívio para a sua mente. 

Agora, se o seu pensamento tem relação com medos ou situações com as quais não é possível adotar uma ação imediata, o melhor a fazer é pensar nessa situação como uma nuvem que vai se afastando. Afinal, muitas vezes, esses pensamentos são resultados da ansiedade.

Atenção plena

Faça um exercício de respiração por 60 segundos. Inspire e expire durante quatro contagens. A meditação de varredura, onde você se concentra em cada parte do seu corpo, ajuda a afastar os pensamentos negativos. O importante é reservar alguns momentos do dia para buscar a atenção plena e acostumar o seu cérebro a afastar os pensamentos negativos e ruídos. 

Diminua os estímulos

Aparelhos eletrônicos, celulares, redes sociais, tudo isso contribui para ampliar ainda mais os ruídos. Descanse sem estímulos e aprenda a diminuir o ritmo em alguns momentos do dia. Isso vai melhorar também a qualidade do sono. 

Faça uma pausa

Se os pensamentos negativos tomarem conta do seu dia, tente fazer uma pausa para caminhar, conversar com os amigos ou até mesmo descansar. Isso vai contribuir para “reiniciar” seu cérebro. Busque fazer algo que lhe traga alegria.

Aprenda a aceitar as incertezas

Se questione do que você realmente tem medo e aceite seus sentimentos. Não conseguimos prever tudo na vida e nem sempre vamos encontrar soluções imediatas. Se esses pensamentos persistirem e estiverem afetando diretamente a sua rotina, busque ajuda médica.

Link copiado