Consumir ovo pode melhorar a memória

Alimento é rico em vitaminas e nutrientes que contribuem para a saúde do cérebro

Redação FamiliarIdades
O ovo é rico em proteína e ajuda a manter a saúde de tecidos e órgãos, unhas e cabelos. Foto: Getty Images.
O ovo é rico em proteína e ajuda a manter a saúde de tecidos e órgãos, unhas e cabelos. Foto: Getty Images.

O ovo é um dos alimentos mais completos e possui diversos benefícios para a nossa saúde. Pesquisadores da Universidade da Califórnia, em San Diego, nos Estados Unidos, mostraram que ele também contribui com a memória e a saúde do cérebro, especialmente entre as mulheres. 

Os cientistas avaliaram 890 pessoas, entre homens e mulheres, e seus hábitos alimentares. A equipe observou um declínio menor na fluência verbal em mulheres que consumiam ovos. Elas conseguiram nomear com mais facilidade categorias de itens como animais, em comparação aos que não consumiam o ingrediente. 

Os resultados foram semelhantes a outros testes realizados mundo afora que também comprovaram os benefícios do consumo de ovos. Mas por que esse alimento é tão especial?

Ovo: coringa na cozinha e no corpo

Os ovos contêm inúmeras vitaminas, entre elas as do Complexo B. Uma em especial, a colina, que está presente nas gemas, é essencial para a síntese do neurotransmissor conhecido como acetilcolina, que ajuda na regulação da aprendizagem e memória. 

Também possui luteína e zeaxantina, grupo com ação antioxidante. “Essas substâncias atuam na proteção contra o estresse oxidativo e a inflamação no cérebro”, afirmou a nutricionista Serena del Favero, do Hospital Israelita Albert Einstein, em entrevista ao Estadão

O ovo também é rico em proteína e ajuda a manter a saúde de tecidos e órgãos, unhas e cabelos. Entretanto, seu consumo não deve ser exagerado. Para conseguir os benefícios das vitaminas e nutrientes, adicione um ingrediente em uma das refeições diárias. Cozinhe bem e evite consumir gema mole, pois isso oferece risco aumentado de se infectar com salmonella. 

Link copiado