Os segredos do peito de frango suculento

Preparação pode ganhar muito mais sabor com boas técnicas

Redação FamiliarIdades
Corte o peito de frango na direção contrária às fibras. Foto: Getty Images.
Corte o peito de frango na direção contrária às fibras. Foto: Getty Images.

O peito de frango é aquela carne que fica seca e sem graça se passar do ponto. Por isso, para garantir um filé macio e com muito sabor, você deve seguir algumas técnicas na cozinha. Veja a seguir:

Filé de frango

O primeiro passo para garantir um bom resultado é prestar atenção à espessura do filé. Então, se ele for muito grosso, o melhor é selar a carne na frigideira. Assim que estiver dourado, levar ao forno para terminar o cozimento. Mas fique atento ao tempo e à temperatura. 

Dá para ter bons resultados com filés mais finos também. Nesse caso, a preparação é rápida. Basta deixar dourar dos dois lados. Se a frigideira ficar seca, pingue água para garantir que o corte fique bem cozido. 

Marinada

Da mesma forma, uma boa técnica é preparar os frangos na marinada. Você pode usar suco de limão ou laranja, vinho, azeite, cebola, alho, assim como seus temperos preferidos. Mas deixe os filés de molho por, no mínimo, duas horas. Isso vai garantir uma camada extra de sabor. Antes de fritar, retire bem o líquido.

Salmoura

Outra técnica é fazer uma salmoura para conseguir camadas extras de sabor e a suculência. Coloque 100 gramas de sal em um litro de água, que pode ser temperada com os condimentos da sua preferência. Deixe a carne no líquido por 30 minutos. Também lembre-se de retirar bem o líquido antes de levar para a frigideira.

Tempere na hora

Se a sua opção for preparar os filés sem usar a marinada ou a salmoura, sele a carne antes de temperar com sal. Dessa forma, você evita a perda da umidade durante o cozimento. 

Frigideira

Escolha uma frigideira grande e coloque, no máximo, de dois a três filés para garantir um bom resultado. Assim, a carne ficará dourada sem perder a umidade.

Congelados

Se você comprou o filé congelado, tire do freezer e deixe descongelar dentro da geladeira. Não coloque no microondas. Pois isso vai alterar a textura da carne e deixá-la mais seca. 

Corte

Corte o peito de frango na direção contrária às fibras. Caso a fibra esteja na vertical, corte na horizontal. Isso vai garantir que a textura fique mais macia e suculenta. 

Descanso 

Após fritar o peito de frango, deixe descansar por alguns minutos antes de cortar. Isso permite que os sucos se redistribuam pela carne. Assim, o resultado será uma carne saborosa e com uma boa textura.

Link copiado