Aprenda truques para escolher frutas maduras e saborosas

Aroma e textura, por exemplo, ajudam a indicar o ponto certo para consumo

Redação FamiliarIdades
Aprenda a escolher frutas com dicas básicas. Foto: Getty Images.
Aprenda a escolher frutas com dicas básicas. Foto: Getty Images.

Parece simples. Mas o momento de escolher as frutas que irá levar para casa pode definir a qualidade da sua dieta naquela semana. Assim, para não errar, você deve priorizar alimentos da safra. Além disso, ficar atento à aparência e ao cheiro.

Frutas da estação estarão menos expostas a agrotóxicos, pois será a época natural de colheita. Da mesma forma, elas terão mais nutrientes e serão vendidas a preços mais baixos.

Escolha unidades firmes, sem manchas ou rachaduras. As frutas devem ser macias. Porém, não moles ou encharcadas. Além do mais, opte pela cores vibrantes e uniformes. 

Veja o guia para escolher frutas no ponto certo:

Abacate

A casca deve ser escura e rugosa e, ao ser pressionada levemente, deve ceder um pouco. Você pode retirar o pedúnculo da extremidade para verificar a cor por baixo. Verde-claro e uniforme é o ideal.

Abacaxi

Deve ter casca dourada ou amarela e ser firme, mas cedendo um pouco quando pressionada. O aroma é doce e tropical. Se aparentar mais pesado do que o seu tamanho, isso indica que a fruta está cheia de suco. Aprenda o truque: puxe uma folha central. Se ela sair com facilidade, provavelmente estará no ponto. 

Banana

A dica é escolher frutas com casca bem amarela e algumas manchas escuras. Isso indica o ponto certo de amadurecimento.

Caqui

Dispense os que estiverem muito duros, pois estão verdes. Assim, a casca deve ser alaranjada ou avermelhada, bem como sem manchas.

Coco

Você deve chacoalhar. Pois, caso tenha pouco líquido, escutará o som. A casca deve ser dura, sem rachadura ou mofo. Da mesma maneira, as três depressões na parte superior devem estar intactas. 

Limão

As frutas devem ser firmes, ter casca brilhante e lisa. A fragrância fresca e cítrica também pode indicar que o limão está maduro. 

Maçã

A consistência deve ser firme e a casca, brilhante e íntegra. Contudo, lembre-se: a cor avermelhada nem sempre indica se ela está no ponto.

Manga

Escolha uma fruta com casca de cor vibrante, variando de verde para amarelo ou vermelho, dependendo da variedade. Da mesma forma, ela deve ceder levemente ao toque. Depois, cheire a extremidade da haste para verificar se o aroma é doce e frutado. 

Maracujá

Apresenta casca enrugada, com cores vibrantes, que vão do verde ao amarelo, sem manchas escuras. Pressione levemente a fruta – se ceder um pouco, está pronta para o consumo. O aroma deve ser doce. Lembre-se de que o peso também é um indicativo de que há bastante polpa.

Melancia

Procure por uma casca firme, brilhante e lisa, com uma mancha amarela ou creme na superfície, chamada de “mancha de açúcar”. Escolha uma melancia que pareça pesada para o seu tamanho e dê um leve tapa para ouvir um som oco e profundo. Prefira melancias com formato uniforme, um fundo achatado e um brilho natural. 

Melão

A casca deve ser amarela ou dourada, ligeiramente enrugada, especialmente na extremidade oposta do caule. Toque suavemente a parte inferior, que deve ceder levemente. Cheire essa mesma extremidade para garantir que tenha um aroma doce e agradável. A fruta deve parecer pesada para o seu tamanho e produzir um som oco. 

Uva

Preste atenção na hora de escolher, pois essa fruta, depois que colhida, não amadurece mais. Evite as esbranquiçadas ou com cabo verde. Chacoalhe o cacho: se muitas uvas caírem, é sinal de que elas passaram do ponto.

Agora que você já sabe o que fazer no mercado ou na feira, que tal preparar uma deliciosa salada de frutas?

Link copiado