Jogar no lugar certo medicamentos evita a contaminação do solo e da água. Por esse motivo, o governo federal regulamentou, em 2020, uma portaria para definir responsabilidades, bem como indicar o caminho correto para descartar remédios vencidos ou em desuso.
Segundo o documento, a responsabilidade do descarte final é do consumidor. Assim, ele deve procurar pontos de coleta em farmácias, postos de saúde e supermercados. Da mesma forma, alguns condomínios possuem uma lixeira especial para isso.
Aos distribuidores cabe custear o transporte até postos de armazenamento secundários. Fabricantes e importadores devem levar esse material aos locais de destinação final, ambientalmente adequados.
A estimativa é que 70 milhões de brasileiros já possuem acesso a pontos de coleta de medicamentos. Com isso, 53 toneladas deixam de ser despejadas de forma arbitrária no meio ambiente.
Por que procurar postos de coleta para descartar remédios?
Os danos do descarte incorreto não se limitam apenas à nossa saúde. Pois muitos princípios ativos de antibióticos ou anticoncepcionais, por exemplo, causam um enorme impacto na saúde dos animais. Portanto, remédios nunca devem ser jogados em lixo comum, em pias ou vasos sanitários.
Então, siga rigorosamente as prescrições médicas. Não armazene remédios que não vai usar em casa, porque isso também aumenta as chances de intoxicação por uso indevido. Da mesma maneira, fique alerta às condições de armazenamento. Assim, os remédios não devem ser guardados nos banheiros, expostos à luz ou a altas temperaturas. Veja a bula e siga corretamente todas as orientações.
Portanto, lembre-se: jogue fora os remédios em:
- Postos de coleta
- Farmácias
- Supermercados
- Postos de saúde
O site Descarte Consciente fornece a localização do ponto de descarte mais próximo da sua casa. O meio ambiente agradece!