Você sabia que o sistema elétrico da sua casa precisa de manutenção regular? Com o aumento do consumo de equipamentos modernos, a rede das residências ou apartamentos, principalmente os mais antigos, pode não aguentar. Há risco de curto-circuito e acidentes graves.
Apenas no primeiro semestre de 2023, o Brasil registrou 35 mortes e 421 incêndios causados por sobrecarga. No ano passado, foram 874 acidentes e 55 mortes. Os dados são da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel).
As residências representam quase 50% do total dos casos de incêndio por sobrecarga de energia e são as responsáveis por mais de 80% das mortes. No primeiro semestre de 2023, foram 210 incêndios em residências e 29 mortes. No comércio, o número chegou a 91.
Cuidados com a rede elétrica da sua casa
Muitos fatores podem levar a um curto-circuito e a um incêndio. Então, é importante estar sempre alerta, assim como realizar uma manutenção periódica em toda a rede. Além do mais, fique atento aos equipamentos eletrônicos e lembre-se sempre de desligá-los antes de sair.
A qualidade do material escolhido para a fiação também é muito importante. Por isso, consulte um especialista sempre que for fazer qualquer mudança. Circuitos sobrecarregados, bem como fiação e conexões danificadas podem causar acidentes.
Dicas para evitar problemas elétricos:
- Inspeção regular. Fique atento ao desgaste, fios expostos, assim como conexões soltas. Se detectar problemas, procure a assistência de um profissional.
- Não sobrecarregue tomadas e circuitos. Evite ligar muitos aparelhos na mesma tomada ou circuito. Assim, distribua a carga elétrica de maneira equilibrada.
- Utilize dispositivos de proteção. Instale disjuntores de circuito e protetores. Dessa forma, você amplia a segurança do seu sistema elétrico.
- Substitua os fios danificados. Fios desgastados, expostos ou danificados devem ser substituídos imediatamente.
Em caso de reparos ou instalações elétricas, sempre recorra a profissionais qualificados.