As sementes são ricas em fibras e vitaminas econtribuem para o bom funcionamento do nosso corpo. Também são grandes aliadas na prevenção de diversas doenças. Assim, consumi-las regularmente reduz as chances de aparecimento de tumores, diabetes, bem como problemas cardiovasculares.
Um estudo publicado no Asian Journal Of Medical Science avaliou os nutrientes de cinco sementes: de abóbora, girassol, melancia, milho e grão de bico. De acordo com os pesquisadores, embora apresentem diferenças na composição, elas podem ser uma das boas fontes de alimento básico para macro e micronutrientes.
Como possuem as chamadas gorduras boas, ricas em ômega-3, são importantes para a saúde do coração e do cérebro. Também possuem ferro, cálcio, magnésio e zinco, minerais essenciais para a saúde óssea e imunológica.
Antioxidantes
Muitas sementes, como as de chia, linhaça e girassol, são ricas em antioxidantes. Essas substâncias ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres.
Os antioxidantes atuam na prevenção de doenças crônicas, como câncer e problemas cardíacos. Também dão uma ajudinha para a beleza, pois retardam o processo de envelhecimento da pele.
Digestão
Como são boas fontes de fibras, atuam para uma digestão saudável. Dessa maneira, ajudam a regular o trânsito intestinal, previnem a constipação, assim como promovem a saúde gastrointestinal.
Controle do açúcar
Algumas sementes, como as de abóbora e chia, podem ajudar na regulação dos níveis de açúcar no sangue. Pois elas contêm fibras e proteínas que ajudam a retardar a absorção de carboidratos, evitando picos de glicose no sangue.
Proteção do coração
Com alto teor de ácidos graxos ômega-3, algumas sementes, como as de chia e linhaça, podem ajudar a melhorar a saúde cardiovascular. Os ácidos graxos ômega-3 ajudam a reduzir o colesterol LDL (ruim) e triglicerídeos.