A castanha-do-pará, ou castanha do Brasil, guarda inúmeras propriedades que são benéficas para a saúde. Um estudo de pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, mostrou que o alimento ajuda a combater inflamações. Além disso, é um aliado no combate ao sobrepeso e à obesidade.
Os pesquisadores avaliaram o efeito da castanha em 56 mulheres. Após oito semanas, as que consumiram o alimento apresentaram concentração de marcadores inflamatórios menores em relação às que não ingeriram a castanha.
“Oferecemos castanhas com teores ainda maiores do mineral, mas seguras”, afirmou a nutricionista Helen Hermana Miranda Hermsdorff, professora da UFV e uma das coordenadoras do projeto Castanhas Brasileiras, em entrevista ao Estadão.
A professora destacou a função antioxidante das castanhas, além dos benefícios para o intestino. ”Em processos inflamatórios, também ocorre um maior estresse oxidativo. A atuação contra as moléculas conhecidas como radicais livres é muito oportuna.”
Os exames também demonstraram o benefício do alimento para a integridade intestinal, que ajuda a controlar a passagem de substâncias nocivas para a circulação. Um artigo sobre o assunto está no periódico científico The Journal of Nutrition.
O que é que a castanha tem?
A castanha-do-pará é conhecida por sua alta concentração de selênio, mas também contém vitaminas, fibras, e minerais. É rica em magnésio que ajuda a combater o mau-humor e também possui proteína. Uma ou duas unidades ao dia é o suficiente para ter bons resultados.
As castanhas devem ser consumidas com moderação porque podem provocar excesso de selênio, que é tóxico. Junto com atividades físicas e uma alimentação balanceada, contribui também para combater a obesidade, já que promove a saciedade.