Meio ambiente: saiba como se tornar um voluntário

Fazer mais pelo planeta depende da ajuda e do empenho de todos

Redação FamiliarIdades
O trabalho voluntário faz a diferença e é uma forma de contribuir mais ativamente com o planeta. Foto: Getty Images.
O trabalho voluntário faz a diferença e é uma forma de contribuir mais ativamente com o planeta. Foto: Getty Images.

O mundo passa por grandes mudanças que afetam diretamente o meio ambiente e ameaçam a fauna e a flora. O crescimento desenfreado, o aquecimento global e diversas ações do homem colocam em risco as mais variadas espécies. Por isso, as ações de diversos segmentos da sociedade em busca da preservação são muito importantes. O trabalho voluntário faz a diferença e é uma forma de contribuir mais ativamente com o planeta. 

Quer ser voluntário? Conheça alguns projetos:

ICMBio

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) tem um programa de voluntariado em diversas áreas. A contribuição pode ser presencial ou virtual para trabalho em todos os setores, incluindo unidades de conservação, centros de pesquisa e parte organizacional.

Qualquer pessoa, com diferentes perfis e habilidades, pode contribuir para ajudar a preservar o meio ambiente. O instituto tem cursos para formar voluntários e desenvolver competências.

Greenpeace

O Greenpeace é uma organização ambiental que está no Brasil há 30 anos. Contam com mais de 1500 voluntários. Para participar das ações, o primeiro passo é realizar um treinamento na plataforma Conexão Verde. 

Você vai conhecer outros voluntários que atuam na sua cidade e poderá participar das mobilizações em qualquer lugar do País, conversar em grupos temáticos, capacitar-se e trabalhar pela preservação do meio ambiente em diversas frentes. 

Associação Mata Ciliar

Com sede em cidades de São Paulo, a associação atua em diversas frentes para a recuperação do meio ambiente e preservação. Aceitam voluntários que vão atuar em níveis diferentes, conforme a experiência adquirida ao longo do tempo.

É necessário ter ao menos um dia por semana livre, durante quatro horas, para participar das ações. Para participar, é preciso se inscrever. 

Copaíba

O projeto Copaíba atua em diversas cidades de São Paulo e no Sul de Minas. Tem projetos para restauração ecológica, produção de mudas nativas, educação ambiental e participação em políticas públicas. 

Os interessados em se voluntariar devem preencher a ficha de inscrição no site. Depois, o grupo passa um plano de trabalho de acordo com a área de atuação. É necessário participar de uma apresentação online que ocorre todos os meses. 

Link copiado