Uma cidade mais verde depende de todos. Mas alguns espaços, como os viveiros municipais, são aliados importantíssimos tanto na recuperação quanto na manutenção da arborização urbana.
Pois esses locais cultivam diversas espécies, nativas e raras, para as mais diversas finalidades. Assim, dali saem boa parte das mudas que, futuramente, vão oferecer sombra a parques, unidades de saúde e escolas, bem como como ruas e avenidas.
Árvores para todos
Na cidade de São Paulo, por exemplo, três viveiros produzem 1,5 milhões de mudas por ano. Assim, espécies ornamentais e arbóreas são enviadas às subprefeituras. Elas, por sua vez, promovem o plantio em diversas áreas do município.
Contudo, moradores também podem solicitar uma muda de jabuticabeira ou ipê pelo Portal 156. Dessa forma, basta enviar uma documentação para que técnicos confirmem que a área comporta a árvore. Depois, é necessário comprovar com foto que o plantio foi realizado.
Viveiros em São Paulo
- Manequinho Lopes. Localizado junto ao Parque Ibirapuera. Veja a lista de espécies cultivadas aqui.
- Arthur Etzel. Localizado no Parque do Carmo. Veja a lista de espécies cultivadas aqui.
- Harry Blossfeld. Localizado no Parque Cemucam (cidade de Cotia). Veja a lista de espécies cultivadas aqui.
Mudas mais solicitadas
- Araçá-amarelo;
- Cambuci;
- Cereja-do-rio-grande;
- Grumixama;
- Ipê-amarelo;
- Ipê-roxo;
- Jabuticaba;
- Jerivá,
- Palmito-jussara.
Observação: Alguns viveiros são abertos à visitação mediante agendamento. Além disso, oferecem visita guiada de estudantes. Então, antes de sair de casa, informe-se no portal da sua prefeitura.