Um passeio interessante e divertido com a família pode garantir memórias inesquecíveis. Isso também aumenta a união familiar e propicia experiências de aprendizado. Mas, para manter o ‘clima’ em alta durante a viagem, planejar é fundamental.
Isso requer cuidados e atenção especial ao interesse de todos. Seja um percurso curto ou longo, a organização garantirá uma experiência gratificante e sem estresse.
Possuir um automóvel não é um requisito indispensável. Uma viagem de trem, ônibus ou avião pode construir memórias ainda mais ricas.
Planejamento da viagem
Para planejar uma viagem bem-sucedida com a família, seja claro quanto aos objetivos. Primeiro porque sempre envolve gastos e, segundo, o passeio deve contemplar o interesse de todos para evitar contradições ou frustrações. Afinal, ninguém quer gastar dinheiro para ficar desapontado depois.
Pense sobre o que você quer alcançar com a viagem. Simplesmente relaxar com a família? Motivar os filhos na aventura, no aprendizado? Então, seja honesto e não esqueça que o objetivo da viagem deve estar alinhado com os interesses de todos.
Pesquise sobre paradas interessantes ao longo da rota, como marcos históricos e parques nacionais. Da mesma maneira, ensine seus filhos sobre os lugares visitados e incentive a curiosidade.
Preparação
Leve itens essenciais como lanches, bebidas, kits de primeiros-socorros e entretenimento. Considere fazer pausas para todos descansarem do percurso da viagem.
Entretenimento
Evite os celulares ou games e leve jogos apropriados para viagem, bem como livros ou diários, para manter as crianças ocupadas durante o percurso. Envolva-se com elas ao contar histórias ou cantar junto. Incentive os filhos a documentar suas experiências com desenhos, fotos ou escrita.
Expectativas
Viajar com crianças não é fácil. Muitas vezes acontecem momentos ou imprevistos que levam à frustração. Afinal, você gastou dinheiro para viajar, e portanto, é melhor que seus filhos fiquem felizes o tempo todo, não é?
Portanto, seja flexível quanto ao itinerário traçado, ao humor e ao nível de energia das crianças. Se for o caso, procure alternativas para a diversão.
Defina de antemão como as crianças devem se comportar no veículo e estabeleça regras. Por exemplo: usar o cinto de segurança, não falar alto e ouvir instruções. Isso é muito importante para o bem-estar de todos durante o percurso. E não se esqueça de recompensar o bom comportamento!
Fonte: Child Development Institute