Chegou o fim de semana, feriado, férias ou um simples dia de folga. A família toda está reunida em casa e bate aquele tédio. Em vez de todo mundo ficar no celular, uma boa alternativa é investir em alguns passatempos, que vão proporcionar boas memórias, melhorar os laços familiares, bem como estimular o aprendizado das crianças.
Passatempos para todas as idades:
1. Jardinagem
Além de embelezar a casa com plantas e flores, a jardinagem é uma forma de introduzir consciência ambiental nas crianças e estimular o respeito à natureza. Com uma mini horta, já é possível ensinar os pequenos sobre cultivo, cuidados com o solo e a colheita. Você pode começar com sementes de tomates e pimentões e aproveitar o talo de cebolinha, por exemplo. Um passatempo amigo da natureza.
2. Cozinha
Reunir a família na mesa para um almoço ou jantar é sempre muito bom, mas juntar todos na cozinha para o preparo da refeição é ainda mais especial e pode render momentos inesquecíveis. Assim, aproveite o que foi colhido pelas crianças na mini horta e introduza legumes, verduras e hortaliças na alimentação dos pequenos com mais facilidade. Eles podem ajudar na preparação de omeletes, saladas e sucos.
3. Esportes
Não é novidade que atividade física é importante para pessoas de todas as idades. A prática de esportes faz bem tanto para o corpo quanto para a mente, além de estimular a socialização e oferecer momentos de muita diversão. Por isso, se academia e clube não forem opções viáveis, você pode aproveitar o próprio espaço de convivência do prédio ou quintal de casa para promover partidas entre crianças e adultos. Caminhadas regulares pelo bairro também podem ser benéficas para a saúde física e mental. Passatempos que fazem bem para o corpo e a mente!
4. Artesanato
Outro passatempo lúdico e que pode proporcionar muito aprendizado aos pequenos é o artesanato. Manter a concentração e o foco em uma atividade manual pode ser desafiador, mas positivo para o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças. Então, estimule a pintura, o desenho, a colagem com partes de revista e até mesmo a produção de massinhas em casa. Para evitar muita bagunça, a dica é criar um espaço específico para isso e proteger o piso com lona ou papelão, além de estabelecer regras de limpeza e organização.
5. Exploração da natureza
O contato com a natureza oferece diversos estímulos para que as crianças explorem e conheçam o mundo ao seu redor. Portanto, aproveite esses momentos para ensiná-los a respeitar e observar árvores, pássaros, borboletas, flores, formigas, tatus-bolas e muito mais. Dá para se exercitar e meditar. Além disso, organizar um divertido piquenique pode ser uma boa ideia para incrementar sua lista de passatempos.
6. Coleções
Colecionar algo é uma forma de ensinar a criança a se organizar. Esse hobby também promove a sociabilidade, porque as crianças vão querer trocar objetos ou mostrar o seu acervo pessoal para outras pessoas. Além disso, estimula a paciência e o planejamento de longo prazo, porque a atividade não tem data para acabar. Figurinhas, folhas ou flores prensadas, moedas, adesivos, pedras… a imaginação é o limite! O passatempo, contudo, deve ser bem orientado para não incentivar compulsão, competitividade exagerada e consumismo exacerbado.
7. Brincadeiras
As brincadeiras são um clássico para passar o tempo. Na internet, é possível encontrar opções de jogos com cartas, brinquedos e até objetos personalizados, mas dá para realizar atividades sem usar tecnologias. Amarelinha, pega-pega, esconde-esconde, telefone sem fio, bolinha de gude, jogo da velha, stop, passa anel e pipa são alguns exemplos que divertem gerações há décadas.
Essas atividades podem ser uma alternativa inteligente ao tempo de tela que as crianças geralmente gastam no dia a dia. Além disso, fortalecem o vínculo entre pais, filhos e avós.