Os vasos de barro estão em alta e dão aquela forcinha para deixar o jardim ou sua casa mais aconchegantes e bonitos. Mas não é só na beleza que eles se destacam. Os objetos também contribuem para deixar as plantas muito mais saudáveis.
O barro, por ser um material poroso, permite que o solo respire e a água seja drenada mais facilmente. Isso evita o acúmulo nas raízes, prevenindo o apodrecimento. Além disso, a planta fica cada vez mais bonita.
Características dos vasos de barro:
Temperatura
O barro é um isolante térmico. Então, mantém a temperatura das raízes estável. Nos dias quentes, por exemplo, absorve o excesso de calor. Já no frio, as raízes ficam mais aquecidas. Ou seja: o ano todo a planta terá um ambiente bom para crescer.
Durabilidade
Esse tipo de vaso dura muito tempo se for bem cuidado. Apesar de quebrar com o impacto, o material é mais resistente ao sol e à água em comparação a outros que existem no mercado.
Beleza
O visual rústico e natural combina com diversos estilos de decoração. Com o tempo, o vaso pode adquirir uma pátina natural, que deixa o jardim ainda mais bonito.
Sustentabilidade
O barro é um material natural, biodegradável e ecológico. Ao contrário dos vasos de plástico, os feitos de barro se degradam de forma natural sem prejudicar o meio ambiente. Da mesma forma, o processo de produção é menos poluente comparado ao plástico.
Decoração
Podem ser utilizados em ambientes internos e externos. São ideais para plantas que gostam de solos secos, como suculentas e cactos. Você ainda pode pintar o seu vasinho e personalizar o visual.