O momento das férias chegou. Mas curtir a praia sem comprometer o orçamento pode ser um desafio diante de tantas opções de passeios e, principalmente, de alimentação que costumam pesar no bolso. Então, o primeiro passo é planejar com antecedência a viagem para conseguir um aluguel ou hospedagem mais em conta.
Escolher uma hospedagem que fique perto da praia também vai gerar economia com transporte ou estacionamento. Se essa opção de hotel ou aluguel for mais cara por contar com essa comodidade, faça o cálculo da diferença no preço em relação ao que você gastaria se fosse usar o carro ou o transporte público.
Economizar nos passeios não significa que você e sua família não possam aproveitar para comer aquela porção no quiosque ou comprar o sorvete das crianças. No planejamento, já faça o cálculo de quanto vocês terão de dinheiro para esses lanches e fique dentro do orçamento durante o dia, evitando compras por impulso ou desnecessárias.
Com tudo organizado, aproveite os dias de descanso para relaxar sem ter preocupações extras ao voltar para casa. É possível garantir a diversão de todos sem que isso se transforme em um problema financeiro.
Dicas para aproveitar as férias na praia sem gastar muito:
- Alimentação. Faça uma reserva para gastar em lanches e nos quiosques da praia, mas sempre leve água, frutas e sanduíches. Isso vai evitar compras extras e por impulso. A água costuma ser um item que amplia os gastos durante os passeios, já que os preços são bem mais altos em algumas épocas do ano.
- Equipamentos. Se você não tem costume de ir à praia com frequência, não compre cadeiras ou pranchas. Opte pelo aluguel. Sairá muito mais em conta do que comprar e vai economizar também espaço na sua casa.
- Horários. Frequente a praia em horários estratégicos. No início da manhã, você evita a busca interminável pelas vagas para estacionar, a disputa por um espaço na areia e garante a tranquilidade da família.
- Promoções. Muitas empresas oferecem ofertas especiais para passeios durante a semana ou em determinadas épocas do ano. Considere o período das suas férias e programe esses momentos especiais em dias da semana, quando os preços costumam descer.
- Aproveite o que é grátis. Pesquise sobre seu destino. Muitas cidades oferecem programações especiais gratuitas, como atividades esportivas e shows na orla, além de atrações locais, como museus e feiras.
Além disso, não se esqueça do protetor solar! Evite ficar exposto ao sol nos horários mais quentes do dia.