Pintou sua casa e sobrou tinta? Você precisa descartar o corretamente para evitar danos ao meio ambiente, principalmente as que são a base de solvente. Afinal, as tintas possuem compostos químicos que podem contaminar o sol, a água, assim como o ar.
As tintas à base de água são opções mais sustentáveis, pois agridem menos o meio ambiente. Já as produzidas a base de solvente possuem componentes químicos que devem passar por um processo de secagem antes do descarte.
Verifique se existe a opção de fazer doação na sua cidade. Muitas ONGs aproveitam esse material. A tinta pode ser útil para diversas instituições.
Passos para o descarte correto de tintas:
Fique atento à composição
Tinta à base de água (acrílica ou látex) é menos tóxica, mas ainda requer descarte cuidadoso.
Tinta à base de solvente (esmalte sintético) é mais perigosa, devido à presença de solventes e produtos químicos voláteis.
Tintas à base de água
Deixe secar em um local bem ventilado, longe de crianças e animais. Quando a tinta estiver completamente seca, o resíduo sólido pode ser descartado no lixo comum.
Para tintas à base de solvente
Nunca seque ou descarte no lixo comum, pois o vapor pode ser tóxico. Leve os resíduos a um ponto de coleta especializado.
Descarte de latas
Podem ser descartadas em pontos de reciclagem de metais se estiverem vazias ou levadas a lojas de tintas que aceitam o material.
Pontos específicos
Muitos municípios possuem ecopontos ou programas de coleta para resíduos perigosos, incluindo tintas e solventes. Algumas lojas de materiais de construção aceitam devoluções de latas com restos de tinta.