Confira os temperos essenciais e que você precisa ter em casa

Pratos ficam muito mais saborosos com ervas e especiarias

Redação FamiliarIdades
Monte um cantinho de especiarias e temperos em casa para começar a explorar. Foto: Getty Images.
Monte um cantinho de especiarias e temperos em casa para começar a explorar. Foto: Getty Images.

Um bom tempero transforma o sabor dos alimentos. Mas a escolha correta para cada tipo de preparação também faz a diferença. Então, monte um cantinho de especiarias e temperos em casa para começar a explorar. Aposte em combinações para ressaltar o sabor dos pratos.

Separamos uma lista de temperos. Confira:

Alho e cebola (frescos ou em pó)


Essenciais na cozinha brasileira, alho e cebola funcionam como base para refogados, caldos, molhos e carnes. Em pó, são práticos para temperar batatas assadas, frango e vegetais grelhados. Combina com arroz, feijão, carnes, massas e legumes.

Orégano


Clássico da cozinha italiana. Seco e fácil de conservar, o orégano é ideal para pratos com tomate e queijo. Vai muito bem em pizzas, molhos e legumes assados. Combina com pizza, molho de tomate, omeletes, batatas.

Louro


Possui aroma marcante para cozimentos longos. Usado principalmente seco, o louro é ótimo para caldos, feijão, sopas e ensopados, pois libera sabor lentamente durante o cozimento. Combina com feijão, arroz de forno, carne de panela e sopas.

Salsinha e cebolinha (cheiro-verde)


A misturinha perfeita para dar mais sabor. Muito populares, são usadas em preparos e como toque final. Juntas ou separadas, trazem sabor e aroma sem roubar o protagonismo do prato. Combina com saladas, sopas, carnes grelhadas, massas, arroz.

Manjericão


Em folhas frescas ou secas, o manjericão combina com tomate, queijo e azeite. É uma estrela de molhos como o pesto. Combina com massas, caprese, molhos, pizzas, assim como saladas.

Pimenta-do-reino


Em grãos ou moída, dá profundidade aos pratos sem exagerar na picância. Moída na hora, libera mais aroma. Combina com praticamente tudo, de carnes a ovos e vegetais.

Cominho


Esse tempero possui sabor terroso e característico. Muito usado na culinária nordestina e latino-americana, o cominho tem um aroma forte. Portanto, use com moderação. Combina bem com feijão e carnes vermelhas.

Alecrim


O alecrim combina especialmente com carnes assadas e batatas. Uma erva forte, que deve ser usada com parcimônia. Use em preparações com frango, cordeiro, batatas e focaccias. Vai bem com ovo mexido na manteiga!

Páprica (doce, picante ou defumada)


Feita de pimentão seco moído, a páprica realça tanto sabor quanto cor. A defumada dá um toque especial a carnes e legumes e vai bem também com frango, arroz, ovos ou legumes grelhados. Também pode ser incorporada a molhos com nata para acompanhar carne de porco. 

Coentro


Coentro é a erva que causa amor e ódio. Com aroma intenso, é muito utilizado nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Folhas e sementes são usadas em preparos diferentes. Mas como possui um sabor forte, pode dominar a preparação se não for utilizado corretamente. Teste com peixes, frutos do mar, moquecas e saladas tropicais.

Link copiado