Sudoku e palavras cruzadas deixam cérebro mais jovem

Atividades podem melhor desempenho da memória, raciocínio e atenção

Redação FamiliarIdades
Sudoku e palavras cruzadas turbinam o cérebro. Foto: Getty Images.
Sudoku e palavras cruzadas turbinam o cérebro. Foto: Getty Images.

Já viu aquele pessoal que passa boa parte do dia com palavras cruzadas, Sudoku, ou quebra-cabeças numérico na mão? Pois bem, esses joguinhos não são apenas distração. Um estudo da Universidade de Exeter, em parceria com o King’s College London, no Reino Unido, comprovou que adultos mais velhos que praticam essas atividades têm cérebros mais aguçados. 

Quanto mais os adultos acima dos 50 jogos praticam palavras cruzadas ou Sudoku, melhor é a função cerebral. Para chegar a essa conclusão, a pesquisa investigou 19 mil pessoas. Elas foram submetidas a uma série de testes cognitivos.

Anne Corbett, da Faculdade de Medicina da Universidade de Exeter, que liderou a pesquisa, afirmou que os resultados de raciocínio gramatical seriam equivalentes aos de pessoas dez anos mais jovens. E os de memória de curto prazo, oito anos mais jovem.

“Não podemos dizer que jogar necessariamente reduz o risco de demência. Mas essa pesquisa corrobora descobertas anteriores, que indicam que o uso regular de puzzles ajuda a manter as funções cerebrais mais saudáveis e por mais tempo”, disse Anne ao site da universidade. 

Redução do declínio cognitivo

Outro estudo, liderado por pesquisadores da Universidade de Duke e Universidade Columbia, nos EUA, mostrou que a prática regular de palavras cruzadas ajuda a retardar o declínio em algumas pessoas com comprometimento cognitivo leve. Ou seja, no estágio inicial de memória vacilante, que pode progredir para demência.

Os autores da pesquisa ressaltaram que esses jogos não são um tratamento isolado e único para aprimorar o cérebro. Contudo, podem ser recursos úteis em casa, por exemplo, para indivíduos que já expressam alguns sinais de declínio cognitivo. Assim, caso perceba algum sintoma, é fundamental procurar a avaliação de um profissional de saúde. 

Leia mais:

Link copiado