São Paulo, a terra que não dorme, é frenética por natureza. Mas ela também abriga, na cidade ou em seus arredores, espaços de lazer muito relaxantes para desfrutar em passeios com os amigos ou a família. Contudo, nem mesmo os próprios paulistanos conheceram ainda alguns deles. Então, veja a seguir:
1. Aquário de São Paulo
Inaugurado em 2006, o Aquário de São Paulo passou por diversas ampliações ao longo dos anos. Atualmente, ocupa uma área de 15 mil metros quadrados no bairro do Ipiranga. Além disso, abriga centenas de espécies de peixes, répteis, assim como mamíferos do Brasil e de outros países.
Rua Huet Bacelar, 407 – Ipiranga | São Paulo
Fone: (11) 2273-5500
Site: https://www.aquariodesp.com.br/2022/
Email: [email protected]
2. Animália Park
Novinho em folha, o Animália Park foi aberto em 2023. Ocupando uma área de 340 mil metros quadrados em Cotia, é um dos maiores parques temáticos do Brasil. Lá, diversas espécies ocupam o espaço da reserva, com zoológico e aviário, um dos maiores do mundo. Além do mais, tem também parque de diversões, restaurantes, lanchonetes, cafés, bem como lojas de souvenirs.
Estrada do Furquim, 1490 (alt. do km 39 da Rodovia Raposo Tavares) | Cotia
Fone: (11) 5197-8000
Site: https://animaliapark.com.br/
Email: [email protected]
3. Parque Estadual da Cantareira
Com 8 mil hectares, é uma das maiores florestas urbanas do mundo. São quatro núcleos abertos à visitação: Pedra Grande, Engordador, Cabuçu e Águas Claras. Há 14 trilhas para explorar, que podem levar à vista panorâmica da capital paulista, a algumas cachoeiras e muito contato com a natureza.
Rua do Horto, 1799
Fone: (11) 2203-3266
Site: https://guiadeareasprotegidas.sp.gov.br/ap/parque-estadual-cantareira/
EMAIL: [email protected]
4. Parque Estadual do Jaraguá
O nome Jaraguá vem do tupi, “Senhor dos Vales”, em referência ao pico de 1.135 metros que marca o local. É um dos últimos remanescentes da Mata Atlântica na região metropolitana. O parque tem boa infraestrutura para os visitantes. Por exemplo: a Trilha do Silêncio conta com 400 metros de trajeto linear com corrimão e guia de madeira para deficientes visuais. Assim, como apresenta baixo nível de dificuldade e acessibilidade, pode ser explorada em família sem percalços.
Rua Antônio Cardoso Nogueira, 539 | São Paulo
Site: https://guiadeareasprotegidas.sp.gov.br/ap/parque-estadual-jaragua/
Fone: (11) 3945-4532
EMAIL: [email protected]
5. Roda Gigante São Paulo
Localizada no Parque Cândido Portinari, na zona leste, a roda gigante tem 91 metros de altura e 80 metros de diâmetro. É a maior da América Latina. Possui 42 cabines com capacidade para até oito pessoas cada. Elas são equipadas com ar-condicionado, câmeras, interfones e wi-fi. Finalmente, uma iluminação especial que faz toda a diferença à noite.
Av. Queiroz Filho, 1365 | São Paulo
Site: https://www.parquevillalobos.net/roda-gigante-sao-paulo/
Fone: (11) 2683-6302
6. Jardim Botânico de São Paulo
Com uma boa área acessível para pessoas com mobilidade reduzida, é uma ótima opção para visitar com toda a família. Possui trilhas e alamedas arborizadas, estufa de plantas tropicais, jardins, lagos e bosques, bem como espaços interativos em meio à natureza. Além disso, conta com museu e restaurante. Para completat, atividades educativas.
Av. Miguel Estefno, 3031, Água Funda | São Paulo
Site: https://jardimbotanico.com.br/como-chegar/
Email: [email protected]
7. Sala São Paulo
Sede da Orquestra Sinfônica de São Paulo, a Sala São Paulo é tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico e Turístico do Estado de SP (Condephaat). Tem capacidade para 1.509 pessoas. Além de ser, por si só, um colírio para os olhos por causa da sua arquitetura, conta sempre com programações matinais, muitas vezes dirigida para o público infantojuvenil. Finalmente: os preços são, em geral, muito acessíveis.
Praça Júlio Prestes, 16 | São Paulo
Fone: (11) 3367-9500