Depois da primeira infância, qual a época em que as pessoas tendem a manifestar maior satisfação com a vida? De acordo com um estudo realizado por universidades alemãs e suíças, entre os 16 e 70 anos de idade. Os resultados do levantamento foram publicados em setembro de 2023 na revista especializada Psychological Bulletin.
A pesquisa, que analisou informações de mais de 460 mil participantes, mostra que esse sentimento diminui entre os nove e 16 anos de idade. Mas aumenta até os 70, voltando a cair a partir dos 96.
“Nos concentramos em mudanças de três componentes centrais do bem-estar subjetivo: a satisfação com a vida, os estados emocionais positivos e negativos”, explicou a coautora do trabalho Susanne Bücker ao site da Universidade de Bochum, na Alemanha. “O estudo indicou que há uma tendência positiva ao longo de um grande período da vida.”
Queda na satisfação com a vida
Os pesquisadores associam a queda na satisfação com a vida entre os nove e 16 anos às mudanças no corpo e na vida social recorrentes nesse período. Já no final da idade adulta, os componentes do bem-estar tendem a piorar pelo desempenho físico, saúde, bem como pela redução de contatos sociais.
Os resultados reafirmam a necessidade de promoção do bem-estar levando em conta vários aspectos, físicos e mentais. A equipe também acredita que a análise pode ajudar no desenvolvimento de programas de intervenção, especialmente entre idosos.