Os parques nacionais estão em alta no Brasil. Não é à toa: são uma oportunidade de ampliar o contato com a natureza, aliviar o estresse e praticar atividade física. Em 2023, esses espaços receberam 15% mais visitantes do que a média, segundo dados do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
A pesquisa Tendências de Turismo 2024, do Ministério do Turismo, também aponta que a natureza e o ecoturismo estão em segundo lugar na preferência do viajante brasileiro. Do total de entrevistados, 59% disseram priorizar destinos com sol e praia, enquanto 27% optam por locais com atividades em meio à natureza.
“Depois da pandemia de Covid-19, as pessoas passaram a buscar mais essa forma de conexão com a natureza, aliada a ações de preservação das nossas riquezas naturais”, afirmou a coordenadora-geral de Sustentabilidade e ações climáticas do Ministério do Turismo, Carolina Fávero, em entrevista à Agência Brasil.
O campeão de visitas
O Parque Nacional da Tijuca foi o mais visitado no ano passado. A unidade recebeu 4 milhões de pessoas. Ele é o maior parque urbano do mundo e oferece diversas atividades como trilhas, cachoeiras e vistas de tirar o fôlego. Um dos cartões-postais do Rio de Janeiro.
Veja a seguir o ranking dos parques nacionais mais visitados:
- 1º – Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro;
- 2º – Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná;
- 3º – Parque Nacional de Jericoacoara, no Ceará;
- 4º – Parque Nacional da Serra da Bocaina, na divisa de SP com o RJ;
- 5º – Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, em Pernambuco;
- 6º – Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, no Maranhão;
- 7º – Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal, na Bahia;
- 8º – Parque Nacional de Brasília, no Distrito Federal;
- 9º – Parque Nacional de Ubajara, no Ceará;
- 10º – Parque Nacional da Serra dos Órgãos, no Rio de Janeiro.