Cuidar de planta não é uma tarefa fácil. Cada espécie requer atenção especial, exposição diferente a luminosidade e também regas específicas. Mas existem algumas dicas, principalmente em relação à água, que podem ajudar a manter suas verdinhas saudáveis.
A temperatura é um fator importante para que diversas espécies possam ser cultivadas. Água muito quente ou gelada pode causar estresse ou danificar as raízes, o que compromete o desenvolvimento das plantas.
Confira as dicas para fazer a rega das plantas:
Temperatura ideal
Para a maioria das plantas, a água em temperatura entre 20°C e 25°C é ideal para a rega. Uma faixa que é considerada neutra por não causar choques térmicos. Dessa forma, a planta absorve melhor a água e seus nutrientes.
Água fria
Temperaturas baixas da água afetam o metabolismo das plantas, principalmente as tropicais, que são sensíveis às vulnerabilidades. Nunca use água abaixo dos 15º graus para a rega. Tome cuidado especialmente com orquídeas e plantas de interior.
Água quente
Água acima de 30°C pode danificar as raízes e até causar queimaduras nas folhas. Além disso, a água quente diminui a capacidade de absorção das raízes, o que pode resultar em desidratação.
Como fazer a rega
Se usar água da torneira, deixe em um recipiente por algumas horas, permitindo que atinja a temperatura ambiente e que o cloro evapore.
Prefira regar pela manhã ou no final da tarde, evitando o calor intenso do meio-dia, que pode aquecer a água ou evaporá-la rapidamente.
A água deve estar levemente fresca ao toque, semelhante à temperatura ambiente.