Diariamente levamos para casa produtos em garrafas pet. Contudo, não prestamos atenção nas cores desses recipientes. Mas isso afeta diretamente o processo de reciclagem. Afinal, as cores desempenham um papel importante no reaproveitamento do produto e também em sua destinação.
A reciclagem envolve a transformação das garrafas em flocos, que serão derretidos e moldados em novos produtos. A indústria utiliza mais garrafas transparentes. Assim, recipientes coloridos não tem muitas destinações após o processo.
Um estudo da ONG norte-americana Center for Climate Integrity mostrou que o Brasil recicla apenas 1,3% do plástico. Em todo o mundo, apenas 9% passam pelo processo. Isso se deve a muitas misturas do plástico com outros componentes, o que torna o processo de reciclagem mais difícil.
Porém, separar o lixo é importante. Então, não jogue as garrafas em lixo comum. Afinal, ainda que não sejam tão reaproveitados, a destinação correta desses recipientes amplia os cuidados com o meio ambiente e reduz os impactos à natureza.
Tipos de garrafa pet na reciclagem:
Transparente (incolor)
Dá para transformar esse material em resina de alta qualidade. Por isso, a indústria costuma comprar esse material com frequência. Além do mais, pode dar vida a novas garrafas ou a outros produtos.
Verde
Possui menor valor de mercado e são menos versáteis. Após reciclagem, geralmente se transformam em fibras têxteis para a produção de tecidos como poliéster, em embalagens de alimentos.
Âmbar ou marrom
Possuem menor valor de mercado e demanda, porque são pouco recicladas. Mas podem se transformar em materiais plásticos escuros, como tubulações, por exemplo.
Coloridas
Assim como o PET verde, as garrafas coloridas têm menor valor devido à dificuldade de remoção da pigmentação durante o processo de reciclagem.