
A Rafflesia arnoldii é a maior flor do mundo. Nativa das florestas tropicais da Indonésia e Malásia, seu tamanho pode chegar a 1 metro de diâmetro e pesar 11 quilos. Assim, sua aparência impressiona. Mas o que chama atenção de turistas que visitam a região é o cheiro forte que lhe rendeu o apelido de “flor cadáver”.
Contudo, é esse odor que atrai insetos polinizadores, como moscas e besouros, que se alimentam de matéria orgânica em decomposição. A planta é parasítica e não tem folhas e raízes. Tampouco caules visíveis. Da mesma forma, vive sempre em uma planta hospedeira.
Pela Cientistas de todo mundo estudam essa espécie e trabalham para que ela não seja extinta.
Curiosidades sobre a Rafflesia arnoldii:
1. A flor de Rafflesia tem uma vida útil muito curta, geralmente durando entre três a sete dias. Durante esse período, ela abre, exala seu cheiro e realiza a polinização.
2. A espécie rara está ameaçada de extinção devido à destruição do seu habitat natural nas florestas tropicais da Indonésia e Malásia.
3. A polinização dessa flor não é simples. Ela depende de polinizadores específicos, como moscas e besouros, atraídos pelo seu odor característico, que é similar ao cheiro de carne podre.
4. A flor foi nomeada em homenagem ao naturalista Sir Stamford Raffles, fundador de Singapura, e ao botânico Joseph Arnold, que a descobriram em 1818.