É cada vez mais comum encontrar pessoas em almoços de família ou até mesmo durante um passeio com o celular na mão respondendo mensagens e e-mails do trabalho. Mas reservar um tempo para o descanso e o lazer, mesmo em um dia atribulado, ajuda a manter a saúde física e mental. Além do mais, amplia a produtividade.
Pesquisadores da Universidade de Ohio avaliaram o comportamento de voluntários em momentos de descontração. Assim, chegaram à conclusão de que pessoas que pensam que o lazer é um desperdício de tempo são menos felizes. Da mesma forma, elas são mais suscetíveis a níveis elevados de estresse e depressão.
Saúde mental e produtividade
“As pessoas que mais concordaram com essa crença não só desfrutaram menos do lazer, mas também relataram piores condições de saúde mental”, disse a co-autora do estudo Selin Malkoc, em entrevista ao site da universidade.
“Há muitas pesquisas que sugerem que o lazer traz benefícios para a saúde mental e que pode nos tornar mais produtivos e menos estressados. Mas descobrimos que, se as pessoas começarem a acreditar que o lazer é um desperdício, podem acabar deprimidas e mais estressadas”, afirmou a pesquisadora.
Veja dicas para preservar sua saúde mental no trabalho:
- Descanso. Para conseguir dar conta das tarefas, ter mais clareza de ideias e melhorar o desempenho no trabalho, é preciso parar, descansar, assim como aproveitar os momentos de lazer.
- Café, jogos e cochilo. Reserve pequenos intervalos para conversar com um amigo, por exemplo. Jogos eletrônicos também podem ajudar a espairecer. Até um cochilo de 15 minutos é recomendado. Se não for possível, medite.
- Atividade física. Faça uma caminhada antes ou depois do trabalho e reserve um tempo para se divertir e relaxar com os amigos e as famílias.
- Férias. É importante ter pausas completas durante o ano de, no mínimo, dez dias. Semanalmente, um dia deve ser de folga para não comprometer a produtividade e a saúde física e mental.