Praias em SP: Conheça cinco destinos paradisíacos

Refúgios promovem descanso e contato com a natureza

Redação FamiliarIdades
Praias em SP: Prainha Branca, no Guarujá, encanta os visitantes. Foto: Getty Images.
Praias em SP: Prainha Branca, no Guarujá, encanta os visitantes. Foto: Getty Images.

Mesmo durante o verão, quando as praias mais conhecidas do Litoral de São Paulo ficam cheias, é possível encontrar refúgios e lugares paradisíacos para aproveitar o sol e o mar sem a preocupação em disputar um espaço na areia.

No Litoral Norte, existem diversas alternativas de praias de fácil acesso mais tranquilas e charmosas. Por exemplo: São Sebastião, Ubatuba, assim como Ilhabela. No Litoral Sul, Cananéia e Guarujá também são ótimas opções.

Mas fique atento às rotas. Além disso, confira se o local oferece serviço de alimentação. Assim, se você for passar o dia, organize os itens essenciais para aproveitar ao máximo as belezas da praia. Por isso, também se informe antes sobre os horários. Caso vá com a família, consulte se a praia é adequada para crianças.

Alguns destinos possuem regras específicas de funcionamento, inclusive para o transporte. Vale lembrar também que a condição do mar muda em determinadas épocas do ano. Portanto, pesquise sobre o destino antes de sair de casa para curtir ao máximo as férias, feriados ou mudar a rotina nos finais de semana.

Confira algumas praias em SP:

  • Almada – Ubatuba. Uma praia linda, com águas calmas, infraestrutura com quiosque e ideal para famílias. O acesso é por uma estrada bem estreita que requer atenção dos motoristas. Mas a beleza vale a pena. Fica ao norte de Ubatuba e é vizinha da Praia do Engenho.
  • Castelhanos – Ilhabela. Quem resiste a uma praia em formato de coração? Castelhanos já foi considerado um dos destinos mais bonitos do Brasil. Mas o acesso é feito por uma estrada de 15 km que corta a ilha e só veículos 4×4, bicicletas e motos são permitidos. A praia conta com infraestrutura para receber os turistas. Contudo, fique atento aos horários para utilizar a estrada tanto na ida quanto na volta.
  • Guaecá – São Sebastião. A praia é cercada pelo Morro das Sete Voltas, o que proporciona um visual exuberante. O mar é calmo na maior parte do ano. Entretanto, o local não possui tanta infraestrutura para alimentação, mas é de fácil acesso. Além disso, oferece espaços para estacionar. 
  • Ilha do Cardoso – Cananéia.  Fica no extremo sul de São Paulo e possui praias desertas, cachoeiras, assim como trilhas. Mas o acesso é feito por barcos. Então, uma dica é agendar passeios com monitores para conhecer um pouco mais sobre essa importante reserva de Mata Atlântica do Estado. 
  • Prainha Branca – Guarujá. A praia fica entre Guarujá e Bertioga. Mas só é possível chegar após uma trilha ou de barco. A orla é a única do Estado de São Paulo que integra uma Área de Proteção Ambiental (Apa), a da Serra de Guararu. A estrutura é bem simples. Portanto, garanta um lanchinho na bolsa antes de realizar a visita. 
Link copiado