Pomar em casa? Veja cuidados com o terreno e as mudas

Seu quintal pode oferecer frutas durante todo o ano

Redação FamiliarIdades
O principal cuidado para quem quer começar a plantar um pomar em casa é avaliar e preparar o solo para receber as mudas. Foto: Getty Images.
O principal cuidado para quem quer começar a plantar um pomar em casa é avaliar e preparar o solo para receber as mudas. Foto: Getty Images.

Um suco fresquinho de laranja colhida diretamente do quintal da sua casa parece um sonho? Pois saiba que diversas árvores frutíferas podem fazer parte do seu jardim. Além de contribuir com a fauna, você terá uma alimentação mais saudável. 

O principal cuidado para quem quer começar a plantar um pomar em casa é avaliar e preparar o solo para receber as mudas. É importante também escolher o tipo de árvore que você quer no quintal. Da mesma forma, você deve plantar as mudas a uma distância segura para não colocar a sua casa – ou a do vizinho – em risco. 

As mangueiras, por exemplo, têm grandes raízes e não devem ser plantadas próximas a construções. Já as jabuticabeiras, as laranjeiras e os limoeiros, bem como as bananeiras e os abacateiros, podem garantir frutos o ano todo. Para quem tem pouco espaço, uma ideia é plantar mexerica em vasos bem grandes.

Segundo a cartilha lançada pela  Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), é preciso limpar o terreno, fazer a capina, retirar pedras, tocos e entulhos e deixar a área limpa e cercada para o plantio. 

Confira as dicas para cultivar um pomar:

Preparação do terreno

Para plantar as mudas, é preciso respeitar uma distância entre elas e cavar um buraco do tamanho adequado para cada uma. No geral, uma cova de 60 por 60 centímetros é o ideal e ela deve ser, de preferência, quadrada. Cubra com a mistura de terra da superfície, adubos, esterco e calcário 30 dias antes de plantar.

Plantio

Retire a muda da embalagem e tenha  cuidado para não desfazer o torrão. Coloque no meio da cova com o colo 5 centímetros acima da superfície.  Aperte bem a terra ao redor do torrão. Depois, regue com 10 a 20 litros de água. Você pode usar uma estaca de bambu para proteger a muda contra ventos fortes. 

Cuidados gerais

Faça a adubação a cada 30 dias. Se não chover no período de plantio, molhe a muda semanalmente. Fique atento às pragas, especialmente as formigas. Se notar algo diferente, procure ajuda especializada para eliminá-as. Na época da colheita, tome cuidado para não danificar os galhos. Se o fruto cair no chão, limpe o local para não atrair insetos. 

Espécies que você pode ter no pomar da sua casa

  • Abacate 
  • Acerola
  • Banana 
  • Goiaba 
  • Laranja 
  • Limão Tahiti 
  • Manga
  • Maracujá
  • Amora
  • Jabuticaba
Link copiado