As trepadeiras dão vida nova aos jardins e aos muros. Além disso, são ótimas aliadas da decoração de casa. Mas é preciso alguns cuidados, especialmente com a poda, para que as plantas fiquem saudáveis e possam continuar a crescer.
Você deve fazer a poda das trepadeiras no final do inverno ou início da primavera. Contudo, se a planta for de floração, observe qual o período das flores. Corte as trepadeiras que florescem na primavera logo após a floração. Da mesma forma, faça a poda no inverno das que dão flores no verão.
Confira como fazer a poda adequada:
Materiais de poda
Use tesouras afiadas e esterilizadas. Assim, você evitará infecções na planta. Além do mais, dificultará que doenças se espalhem pelas folhas.
Ramos
As trepadeiras têm algumas características, como os ramos principais que sustentam a planta. Assim, o corte deve ser feito apenas para direcionar o crescimento. Você pode cortar os ramos secundários com mais frequência para controlar o volume.
Ramos doentes e secos
Ao começar a poda, remova galhos secos, danificados ou doentes. Isso ajuda a planta a direcionar energia para as partes saudáveis.
Tamanho
As trepadeiras, muitas vezes, podem crescer demais. Então, corte esses ramos, guiando sempre a planta para a direção desejada, evitando que se espalhe sem controle.
Espécies
Algumas trepadeiras, como as bougainvilles, exigem uma poda mais intensa para estimular as flores. Já as heras, por exemplo, toleram cortes mais frequentes para manter o controle do volume e direcionamento.