Plantas em vasos também precisam de poda; saiba como fazer

Cuidados frequentes deixam espécies mais saudáveis

Redação FamiliarIdades
Galhos secos ou doentes precisam ser removidos dos vasos. Foto: Getty Images.
Galhos secos ou doentes precisam ser removidos dos vasos. Foto: Getty Images.Close-up view.

Se você tem várias plantinhas em vasos e não presta muita atenção na poda, saiba que elas também precisam de cuidados para ficarem saudáveis. No geral, a poda é necessária quando existem ramos secos ou doentes. Além disso, brotas indesejadas podem prejudicar o crescimento da planta. 

Confira as dicas para ter vasos sempre lindos em casa:

O que cortar?

Galhos secos ou doentes precisam ser removidos. Então, tire primeiro as partes que estão secas ou amareladas cortando na base do galho, o mais próximo possível do caule. Ramos cruzados que competem por espaço devem ser retirados, assim como novos brotos nas laterais que não sejam necessários e que vão prejudicar a entrada de luz.

Limpeza

Limpe sempre suas plantas removendo flores murchas e folhas secas. Isso vai preservar os nutrientes e manter a planta saudável. Corte flores e folhas diretamente na haste que conecta à planta. Você pode usar esses restos na composteira doméstica. Afinal, futuramente, isso pode se transformar em um bom adubo!

Crescimento

Plantas do tipo arbustos pequenos ou que crescem em altura precisam de poda de topo. Dessa maneira, ao remover a ponta dos galhos, você vai incentivar o desenvolvimento lateral. Assim, novos galhos podem nascer e tornar o arbusto mais cheio. Além disso, haverá mais frutos e flores.

Suculentas

As suculentas não precisam de muita poda. Mas é importante remover folhas mortas ou danificadas para estimular o crescimento. Dependendo da intensidade do sol, do clima e do tipo de solo, elas podem crescer muito além do que costumamos ver nas lojas de jardinagem.

Moderação

Não retire mais de um terço da planta de uma só vez, pois isso pode causar estresse. Assim, pode apenas um pouco e em intervalos regulares. Após a poda, regue e, se necessário, adicione fertilizante para ajudar na recuperação. O ideal é usar adubos mais naturais.

Link copiado