Além de deixar a decoração mais atrativa, um ambiente interno com vegetação pode aumentar o bem-estar, segundo um artigo publicado na revista Cities. Para isso, basta cuidar das plantas da sua casa de duas a três vezes por semana.
Mas não é preciso ter quintal para incluir a jardinagem na rotina. Algumas espécies se adaptam melhor a ambientes internos, assim como exigem poucos cuidados.
Para ajudá-lo na tarefa de tornar o seu lar em um ambiente mais “orgânico”, listamos alguns tipos de vegetação que costumam se desenvolver muito bem em vasos e cômodos com incidência moderada de luz solar.
Veja sugestões de planta de apartamento:
1. Zamioculca
Conhecida como planta da prosperidade ou planta da fortuna, ela é muito fácil de cuidar. Gosta de ambientes com sombra, bem como poucas regas. Assim, pode ser colocada na sala ou no quarto.
2. São Jorge
Pode ser cultivada em vasos grandes ou pequenos. Gosta de sol e de sombra. Por isso, é indicada para ambientes internos e sacadas. Mantenha a terra do vaso úmida, mas sem exagerar na água.
3. Ráfia
Tem um cantinho no apartamento que bate um pouco de luz durante o dia? Que tal colocar uma palmeira nesse lugar? Ela é linda e de fácil adaptação a ambientes internos. Só não deixe a terra secar demais.
4. Suculentas
As suculentas são as queridinhas de quem tem pouco espaço. Podem ser cultivadas em vasos ou terrários e precisam de pouca água. Também são ideais para jardins verticais.
5. Lírio da Paz
Essa planta é de fácil adaptação. Gosta de lugares úmidos. Por isso é importante manter a rega e estar atento às podas. Mas fique atento para não encharcar o solo. Muita água pode apodrecer a raiz.
6. Jiboia
É uma planta trepadeira que se adapta bem a ambientes internos. Ela é resistente e pode tolerar condições de pouca luz. Fica linda em estantes ou penduradas, apresentando rápido crescimento.
7. Orquídeas
Algumas espécies se dão bem em ambientes internos com luz indireta e adicionam uma beleza elegante aos espaços. A dica é colocar os vasos próximos à janela, deixando bater o sol da manhã.
8. Pacová
Também conhecida como babosa-de-pau, essa planta tem folhagem muito ornamental, podendo ser cultivada em vasos ou pendurada à meia-sombra. O solo deve ser rico em matéria orgânica e úmido.
9. Peperômia
Existem pelo menos dez tipos de peperômia com diferentes padrões de cores e folhagem. Para mantê-las bonitas, basta tomar cuidado para não encharcar o vaso, porque suas raízes apodrecem, e colocá-las em locais com luz indireta.
A escolha dos vasos e a disposição de acordo com a decoração do ambiente também podem fazer toda a diferença. Por isso, reserve um tempo para estudar as melhores opções em cada cômodo.