Buscar alternativas sustentáveis é sempre uma boa opção para contribuir com o meio ambiente. E isso também se aplica à decoração das casas e às escolhas dos revestimentos. Há várias opções de pisos ecológicos, que além de contribuir com o planeta, ainda dão um charme especial aos ambientes.
Se engana quem pensa que, por serem feitos de materiais sustentáveis ou recicláveis, os pisos não possuem beleza. Madeira de demolição, por exemplo, é sonho de consumo de muita gente. Além do mais, são duráveis, versáteis e valorizam os imóveis. Alguns materiais também oferecem um ótimo custo benefício.
Eles podem ser feitos de diferentes materiais: fibra de coco, cortiça e madeira. Ou a partir de borracha, garrafa pet e pneus reciclados. Estes três últimos geralmente revestem áreas externas e espaços para as brincadeiras das crianças.
Confira alguns tipos de pisos ecológicos:
Bambu
O bambu é uma opção sustentável e renovável. São duráveis, resistentes e têm uma aparência elegante, semelhante à madeira. O bambu tem um crescimento rápido e pode ser colhido anualmente. Aguentam um grande fluxo de pessoas e podem ser usados em diferentes ambientes.
Madeira de demolição
A madeira de demolição é reaproveitada de construções antigas. Assim, reduzem o corte de árvores. Além disso, é ótima para conforto térmico e acústico das residências. É um piso muito charmoso e uma das opções preferidas para quem quer contribuir com as florestas e ainda dar um ar mais rústico à decoração.
Borracha
Os pneus e até as sobras de sapato podem se transformar em pisos. Esse tipo de revestimento é flexível, durável e antiderrapante. E já reveste algumas casas ecológicas, ainda que seja mais comum nos ambientes corporativos. Também tem efeitos acústicos e no isolamento térmico. Você pode encontrar em diferentes formatos e cores.
Cortiça
Ela já virou até tendência de decoração. A cortiça, feita de cascas de árvores, não causa impacto no meio ambiente e ainda é um ótimo isolante acústico. Uma boa pedida para quem mora em apartamento e busca tranquilidade. É antiderrapante, evitando quedas e acidentes.
Piso drenante
São blocos intertravados instalados sobre o solo ou areia, permitindo o escoamento da água. Têm o efeito parecido ao de uma esponja, evitando alagamentos e enchentes. Já existem no mercado opções totalmente sustentáveis. Também são utilizadas em residências para garantir o espaço permeável de acordo com as normas de construção.
Piso de garrafa pet
Sim, elas também são transformadas em pisos depois de passar pelo processo de reciclagem. O material é durável e permite diversas aplicações. A indústria aposta ainda na utilização das PETs em diversos produtos para a decoração, inclusive pastilhas para revestir os mais variados ambientes.