Você já ouviu falar em piso drenante? Ele permite a passagem da água. Assim, evita o acúmulo em superfícies planas e formação de poças. É geralmente usado contra escorregões e quedas em áreas externas, como estacionamento, quintal, calçada e áreas de lazer. Além disso, diminui o risco de enchentes. Da mesma forma, ajuda a reduzir a temperatura em áreas urbanas.
Entretanto, o preço tende a ser mais alto do que o de pisos convencionais, variando entre R$ 50 e R$ 150 por metro quadrado. Embora simples, a manutenção também deve ser mais frequente. Pois água e outros detritos podem se acumular.
Existem vários tipos de piso drenante. Os mais comuns são:
- De concreto. Mas um concreto poroso, que permite a passagem da água através dele. E durável, resistente, assim como fácil de manter. Por isso, é uma escolha popular para áreas externas.
- De pedra. Seixos ou pedras britadas permitem que a água escorra entre os vãos. Esta opção é resistente e durável, além de pode embelezar qualquer área externa.
- De grama. Aqui, plantas rasteiras crescem em um meio poroso, como areia ou cascalho, facilitando o escoamento superficial e a recarga do lençol freático.
- De borracha. O material é reciclado, macio, seguro e resistente, sendo uma opção popular para áreas recreativas, como playgrounds e quadras esportivas.
- Permeável. Feito de materiais permeáveis, como concreto ou asfalto poroso, que permitem que a água passe através. É uma opção popular para estacionamentos e outras áreas pavimentadas.