Não tem jeito. Com as temperaturas cada vez mais elevadas, a presença dos insetos é constante. Assim como as picadas, que causam coceira e, em alguns casos, quadros de alergia. Mas cuidados simples ajudam a evitar lesões na pele.
Pode ser o comichão que for, não importa. O mais importante é não passar a unha sobre a área afetada. Pois isso pode provocar machucados na pele que serão porta de entrada para bactérias e infecções.
O que fazer com a coceira das picadas?
Se a área da picada estiver vermelha e coçando muito, lave com sabão e água. Para amenizar os sintomas, você pode ainda aplicar compressas de água gelada. Contudo, evite o álcool, que pode irritar a pele.
Apenas um profissional pode indicar pomadas específicas para picadas. Afinal, sem orientação, o remédio pode se tornar uma dor de cabeça a mais se você for alérgico. Além disso, somente um médico poderá indicar o tratamento correto para cada caso.
Sinais de alerta
A picada do pernilongo costuma causar desconforto momentâneo. Já a picada de formiga ou abelhas pode gerar reações mais graves em quem apresenta quadros de alergia.
Se a área estiver avermelhada, apresentar lesões múltiplas, bolhas ou inchaço, a recomendação é buscar ajuda médica imediatamente. Fique atento também ao inchaço em outras áreas do corpo, como o rosto.
Como evitar mosquitos e picadas?
Os mosquitos podem transmitir várias doenças, entre elas a dengue, Zika, Chikungunya e malária. Por isso, é importante usar repelente e adotar alguns cuidados básicos para evitar a presença dos insetos em casa. Veja a seguir:
- Instale telas nas janelas e portas da casa
- Use mosquiteiros nas camas e berços
- Aplique produtos à base de permetrina nas telas
- Use repelentes inclusive à noite
- Ambientes climatizados afastam insetos
- Dedetizar periodicamente a casa
- Mantenha terrenos limpos e sem nada que possa acumular água
- Elimine as pulgas dos animais de estimação
Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria