Pets também precisam de cuidados odontológicos

Saúde bucal contribui com qualidade de vida dos animais de estimação

Redação FamiliarIdades
O acúmulo de bactérias nos dentes em até 48 horas pode formar placas bacterianas que, se não tratadas, evoluem para o tártaro, levando à perda dentária dos pets. Foto: Getty Images.
O acúmulo de bactérias nos dentes em até 48 horas pode formar placas bacterianas que, se não tratadas, evoluem para o tártaro, levando à perda dentária dos pets. Foto: Getty Images.

Cuidar da saúde bucal dos animais de estimação garante qualidade de vida. Assim como nos humanos, a boca é porta de entrada para diversas doenças. Por isso,  é preciso ter atenção com escovação e visitas frequentes ao veterinário. 

O acúmulo de bactérias nos dentes em até 48 horas pode formar placas bacterianas que, se não tratadas, evoluem para o tártaro, levando à perda dentária. a falta de cuidados também pode desencadear problemas como doenças renais, gástricas, assim como cardiorrespiratórias.

“Escovar os dentes do seu pet previne infecções, inflamações e dores, aumentando sua qualidade de vida. Ele ficará mais ativo, se alimentará melhor e estará saudável”, explicou a médica veterinária Alexia Mesquita, em entrevista ao Estadão.

A recomendação é que cães e gatos tenham os dentes escovados diariamente, ou pelo menos a cada 48 horas, com reforço positivo após a higiene para evitar problemas comportamentais. Para outras espécies, a frequência varia conforme a necessidade.

Como escolher os produtos certos para os pets?

As melhores escovas são as de cerdas macias, como as infantis, adaptadas ao porte do animal. Já as pastas de dente devem ser específicas para pets.

Mas nem sempre é fácil escovar os dentes dos pets. Para animais que não aceitam a escova, é possível aplicar creme dental em brinquedos de borracha com textura que pode ajudar na abrasão mecânica. 

Problemas bucais e raças mais afetadas

Sinais como mau hálito, apatia, secreções e dificuldades para comer podem indicar problemas nos dentes. Raças pequenas, como bulldogs, pugs e persas, têm maior predisposição devido ao apinhamento dos dentes, o que facilita o acúmulo de placa bacteriana.

A veterinária alerta para o uso de ossos que podem causar fraturas dentárias. O recomendado são brinquedos de borracha maleável ou cartilagens como opções mais seguras.

Cuidar da saúde bucal do pet é investir em bem-estar e longevidade, reforçando a importância de visitas regulares ao veterinário e a adoção de práticas preventivas no dia a dia.

Link copiado