Você sabe se os seus pés estão fortes o suficiente? Esta é uma pergunta importante para cuidar do corpo todo. Afinal, os pés são responsáveis pela sustentação e pelo equilíbrio. Assim, quando estão frágeis, podem acabar contribuindo para quedas e tensões em outras partes, como tornozelos, joelhos, quadris e até coluna.
Em matéria do The New York Times publicada no Estadão, o fisioterapeuta Jim Dooner alerta que calçados inadequados podem enrijecer o meio do pé. “O efeito é quase como um gesso. As articulações não conseguem se movimentar completamente e, com o tempo, ficam rígidas e enfraquecidas”, explica.
Mas você sabia que apenas alguns minutos podem fazer a diferença para fortalecer seus pés? Os exercícios podem ser feitos de quatro a cinco vezes na semana, durante um mês. Depois, você pode reduzir para duas a três vezes.
Confira a lista de exercícios para os pés!
- Isométrico intrínseco. Sentado em uma cadeira, apoie os dedos em uma toalha dobrada e force-os para baixo, sem dobrá-los, levantando o calcanhar. Permaneça por 20 segundos para cada lado, descanse e repita cinco vezes.
- Flexão dos dedos do pé com faixa. Também sentado em uma cadeira, com os pés apoiados no chão, use uma faixa de resistência somente sob dedão. Levante-o, enquanto deixa os outros quatro dedos abaixados. Segure o dedão por alguns segundos e repita o movimento 20 vezes, para cada lado. Faça o mesmo, colocando a faixa sob os dedos menores, nos dois pés.
- Exercício de mobilidade do dedão. De pé ou sentado, levante apenas o calcanhar do chão, mantendo a parte da frente no solo. Pressione o dedão por 10 segundos e, ainda com os calcanhares elevados, tente levantar o dedão. Repita duas vezes, e depois troque o lado.
- Impulso do dedão do pé. De pé, coloque uma toalha enrolada embaixo dos dedos. O movimento é simples: deslize lentamente o pé para frente e a toalha para trás. Repita 40 vezes para cada lado.